Diário da Serra
Diário da Serra

Ansiedade na Adolescência: Um Mar de Emoções em Tempos Acelerados

Euller Sacramento 10/04/2024 Artigos

A ansiedade normal é aquela que surge em situações específicas

Ansiedade na Adolescência: Um Mar de Emoções em Tempos Acelerados

Nossos adolescentes estão atravessando mares revoltos, navegando em um oceano de pressões, expectativas e mudanças rápidas. No mundo de hoje, impulsionado pela velocidade das redes sociais e da informação, a adolescência se desdobra em um ritmo frenético, onde a ansiedade pode se tornar uma companheira constante.

É importante reconhecer que a ansiedade faz parte da experiência humana, especialmente durante os anos turbulentos da adolescência. As preocupações com o futuro, o medo do desconhecido e as pressões sociais são todas fontes legítimas de ansiedade nesta fase da vida. É uma resposta natural do corpo e da mente diante de situações desafiadoras.

No entanto, existe uma linha tênue entre a ansiedade considerada normal e a ansiedade patológica. A ansiedade normal é aquela que surge em situações específicas, como antes de um teste importante ou uma apresentação na escola. É uma reação temporária e adaptativa, que tende a diminuir quando a situação estressante passa.

Por outro lado, a ansiedade patológica é mais persistente e intensa, interferindo significativamente na vida cotidiana do adolescente. Os sintomas podem incluir preocupações excessivas, medos irracionais, dificuldade em relaxar, irritabilidade, dificuldade de concentração e até mesmo sintomas físicos como dores de cabeça ou problemas gastrointestinais. Essa ansiedade patológica pode ser um sinal de transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico ou fobia social, que requerem intervenção profissional.

O ambiente acelerado em que nossos adolescentes estão imersos pode amplificar a ansiedade, tornando-a mais prevalente e intensa. As redes sociais, por exemplo, criam um espaço onde os jovens estão constantemente expostos à comparação social, à pressão por aceitação e à necessidade de se manterem conectados o tempo todo. Essa pressão constante pode alimentar um ciclo de ansiedade e estresse.

É nosso papel ajudá-los a navegar por essas águas turbulentas da forma mais suave possível. Isso envolve ensinar habilidades de enfrentamento saudáveis, promover um ambiente de apoio e compreensão, fornecer recursos e orientação quando necessário.

Além disso, é fundamental encorajar os adolescentes a encontrar momentos de calma e tranquilidade em meio ao caos do mundo moderno e procurar ajuda profissional.


Euller Sacramento é psicólogo Clínico
Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria