Diário da Serra
Diário da Serra

CAUSAS INDÍGENAS – CST convidará ministra Sonia Guajajara para visitar o estado

Renata Neves / Assessoria 10/04/2024 Geral

Câmara setorial discute turismo indígena em Mato Grosso

Reunião realizada na última semana (Foto: Angelo Varela / ALMT)

A Câmara Setorial Temática das Causas Indígenas da Assembleia Legislativa discutiu na última semana ações para promover o desenvolvimento do etnoturismo em Mato Grosso, modalidade na qual os turistas têm a oportunidade de imergir diretamente na vivência, tradições, patrimônio histórico e cultural de uma comunidade específica, especialmente as comunidades indígenas.

Durante a reunião, foram apresentadas informações acerca da atividade no estado. Mapeamento realizado pelo governo apontou a existência de 40 etnias diferentes em Mato Grosso e desse total, 19 praticam atividades turísticas, sendo as principais: pesca esportiva, ecoturismo, turismo cultural e histórico, etnoturismo e observação de aves (birdwatching).

Embora diversas aldeias desenvolvam atividades turísticas, apenas sete delas possuem plano de visitação e estão regulares.

O presidente da CST das Causas Indígenas, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), anunciou que irá convidar a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para visitar o estado e debater o assunto de forma ampla.  

“Ela já esteve em quase todos os estados, principalmente do Norte, Nordeste e da Amazônia, e ainda não veio a Mato Grosso. Gostaríamos de discutir não só a visão dela e do ministério do atual governo nacional sobre as questões indígenas, mas também desmistificar algumas questões. Tem muita coisa acontecendo e nós precisamos demonstrar isso, tirar as barreiras e fazer com que os indígenas tenham uma evolução que seja adequada à cultura deles e garanta uma condição de vida melhor”,

declarou.



Diário da Serra

Notícias da editoria