Diário da Serra
Diário da Serra

PROGRAMA DE EXTENSÃO – MT Horticultura promove 7° Simpósio do Abacaxizeiro

Nathali Luize / Estágio de Jornalismo 10/04/2024 Rural

Evento acontece entre os dias 21 e 23 de maio no Centro Cultural

O evento é promovido pelo programa de extensão

O programa de extensão MT Horticultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promove a 7ª edição do Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro, entre os dias 21 a 23 de maio.

O evento, que será realizado no auditório do Centro Cultural, contará no primeiro dia com lançamento comercial de novas cultivares de abacaxi e discussões sobre colheita, pós-colheita, rotulagem e rastreabilidade do abacaxi, assim como sistema orgânico de produção de abacaxi; nutrição do abacaxizeiro: novas tecnologias de manejo; mesa redonda sobre melhoramento genético do abacaxizeiro; entre outros assuntos.

No segundo dia, 22 de maio, as discussões iniciam tratando da potencialidade do uso de microrganismos no tratamento de mudas de abacaxi; e seguem com irrigação do abacaxizeiro – princípios e inovações na abacaxicultura; manejo e controle de plantas daninhas na cultura do abacaxi; controle da floração natural precoce; manejo integrado da fusariose do abacaxizeiro; manejo integrado da murcha virótica associada à cochonilha; manejo integrado de nematoides do abacaxizeiro; e a produção de abacaxi na América Central.

Finalizando a programação, no dia 23, haverá uma visita guiada às vitrines tecnológicas, na área experimental da Unemat.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de maio, pelo site https://www.mthorticultura.com.br/simposio/. As inscrições custam R$ 50.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é o maior produtor de abacaxi no mundo. Apesar da facilidade de produção, devido a resistência característica da fruta, e as condições climáticas favoráveis para a colheita durante o ano todo, Mato Grosso ainda explora parcialmente as potencialidades da cultura. O Simpósio é uma iniciativa que promove discussões entre produtores, pesquisadores e interessados em novas oportunidades para o aumento da produção no estado. (Com informações da Assessoria da Unemat)



Diário da Serra

Notícias da editoria