Diário da Serra
Diário da Serra

MT NO MUNDO – Aluna de Tangará selecionada para intercâmbio na Inglaterra se prepara para a viagem

Nathali Luize / Estágio de Jornalismo 18/04/2024 Educação

MT oferece a oportunidade para a aprendizagem da língua inglesa

Emilly Victoria Biccigo Zanini

Aluna de Tangará selecionada para intercâmbio na Inglaterra se prepara para a viagem

O MT no Mundo, programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual de ensino, selecionou, através de edital com processo seletivo e prova, dois alunos de Tangará da Serra para viajarem até a Inglaterra, Fellipe Carter Vieira Guerra e Emilly Victoria Biccigo Zanini, está última selecionada em segunda chamada, publicada nesta semana pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Eles são alunos das Escolas Estaduais Professor João Batista e Patriarca da Independência, respectivamente.

Ao todo, oito participantes que haviam sido selecionados anteriormente foram substituídos. Esses participantes ou preencheram o anexo XIII (termo de desistência inicial) ou falharam em confirmar seus dados dentro dos prazos estipulados, sendo, portanto, considerados desistentes.

Emilly Zanini conta como estão as expectativas para a sua primeira viagem internacional.

“São grandes. Espero aprender e conhecer muito de novas culturas, hábitos e, claro, aprimorar o inglês”,

destaca a jovem.

Em todo o Mato Grosso, dois grupos de 50 estudantes da rede pública terão a oportunidade de realizarem um curso de inglês com aulas semanais, com o acompanhamento de uma professora especializada na língua inglesa e em uma escola adequada para recebê-los. Emilly conta como está se preparando para a sua chegada no país:

“Estou estudando muito na plataforma Mais Inglês para me aprimorar ainda mais”.

Além disso, também afirma que essa é uma experiência que pode transformar a sua vida.

“No desenvolvimento de muitas habilidades pessoais e novas competências”,

destaca a estudante.

Durante a estadia, Emilly e os demais estudantes selecionados receberão ajuda de custo semanal no valor de 250 libras esterlinas. Além disso, o Governo de Mato Grosso vai custear toda a documentação necessária para a viagem, as passagens aéreas e a hospedagem, incluindo deslocamento, alimentação, hospedagem e certificado internacional de vacinação.

O MT no Mundo tem o objetivo de expandir as oportunidades de estudantes de Mato Grosso e incentivá-los a aprimorar cada vez mais os conhecimentos na Língua Inglesa. Ao estar matriculado na rede pública de ensino, cursando o Ensino Médio, todos os alunos já estão concorrendo ao intercâmbio.


Educadores falam sobre MT no Mundo

Tangará da Serra e o Distrito de Progresso serão representados pelos estudantes Fellipe Carter e Emilly Zanini, na Inglaterra. Ambos foram selecionados para o programa de intercâmbio MT no Mundo, que incentiva alunos da rede pública de ensino ao aprimoramento na Língua Inglesa e oferece, aos melhores colocados pelo Edital, três semanas de estudos com tudo pago no país.
O Diretor Regional de Educação do Polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, e a Embaixadora de Línguas Estrangeiras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Eliziane Navarro, contam sobre a oportunidade.

“Aprimorar a fala, a escrita, a leitura e a audição em Inglês. Aqui na sala de aula eu tenho os meus alunos com materiais de qualidade, professores sendo formados para entregar educação de qualidade no quesito idiomas, mas ainda faltava a prática do aluno”,

destaca Navarro, ao afirmar que o propósito maior do programa é tornar Mato Grosso um estado bilíngue, gradualmente, através da educação.

A embaixadora explica que, entre as melhorias promovidas, a plataforma Mais Inglês ganha destaque especial.

“Dentro do curso eles tem 16 níveis de inglês, tem curso técnico. Tem atividades de fala em que eles têm que gravar a voz, de escuta e de leitura. Só que ainda ficava faltando que esse aluno tivesse oportunidade de praticar o idioma in loco, e é aí que entra o MT no Mundo”,

explica.

Desta forma, serão enviados 14 professores e 100 alunos do estado inteiro.

“É importante porque o aluno vai pôr em prática aquilo que ele está treinando dentro da sala de aula”,

completa.

Saulo Scariot também traz a perspectiva mais ampla da educação e do ensino de línguas estrangeiras, sobretudo a inglesa.

“Nós estamos muito felizes com o desempenho de nossos estudantes, é uma oportunidade que o governo do estado de Mato Grosso está oferecendo para os alunos da rede pública, algo que vai marcar não somente a história desses estudantes, uma experiência como essa, mas sim o incentivo para os demais alunos que queiram estudar a língua inglesa dentro das nossas unidades escolares”,

ressalta o diretor.

Os estudantes serão acompanhados por professores com formação específica e um embaixador da língua inglesa para fazer toda a logística, acompanhar até a escola, fazer traduções necessárias.

“Uma iniciativa como essa ganha relevo na perspetiva do aluno de escola pública ter a oportunidade de uma política como essa, que outrora nós vemos como algo impossível e hoje percebemos que com o suporte, a visão estratégica do governo de Mato Grosso, os nossos alunos da rede estadual estão tendo as mesmas condições que os alunos das escolas particulares, por exemplo”,

finaliza Scariot.



Diário da Serra

Notícias da editoria