Diário da Serra

FERROVIA – Estudos sobre novo traçado da Ferrogrão devem ser concluídos até o fim deste mês

Sapicuá RN 23/07/2024 Geral

Projeto da ferrovia ficou suspenso devido a ação do PSOL

Novo estudo sobre o projeto da Ferrogrão

O Governo Federal prevê que até o final deste mês esteja pronto novo estudo sobre o projeto de viabilidade da Ferrogrão, a ferrovia que vai ligar Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, no Pará, com cerca de 930 quilômetros de extensão.

Diretores e técnicos da ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes e de duas empresas do segmento se reuniram, em Brasília, na última semana.

Na ocasião, eles debateram os detalhes dos estudos de impacto ambiental e analisaram o projeto de concessão da ferrovia que deve ser apresentado para a ANTT no fim de julho.

Segundo a agência, o novo estudo deve indicar

“uma melhora no traçado do projeto original na questão socioambiental”.

Havia questionamentos e críticas que parte do traçado original passaria em parte de área de reserva indígena no Pará.

A previsão é que a ferrovia tenha 300 quilômetros de extensão na região Norte de Mato Grosso e aproximadamente 630 quilômetros no Pará.

A ANTT defende o projeto e afirma que o objetivo principal da ferrovia

“é melhorar o escoamento da produção agrícola do Brasil Central para os portos do Arco Norte, facilitando a exportação de commodities como soja e milho”.

A Agência de Transportes reforça que o projeto da Ferrogrão seja viável não apenas economicamente, mas também ambiental e socialmente responsável.

O projeto da ferrovia ficou suspenso por alguns anos devido a ação movida pelo partido PSOL, no Supremo Tribunal Federal, que, em maio deste ano, concedeu 90 dias para o Governo Federal apresentar novo estudo para o traçado porque o projeto original da ferrovia atravessaria o Parque Nacional do Jamanxim, no Pará.

Diário da Serra

Notícias da editoria