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EXCESSO NAS VIAS – Para controlar limites de velocidade, lombadas eletrônicas são instaladas em Tangará

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 24/07/2024 Geral

Limite de velocidade das vias é regido pelo Código de Trânsito Brasileiro

Limite permitido para passar no equipamento é de 30km/h

Para controlar limites de velocidade, lombadas eletrônicas são instaladas em Tangará

Transitar dentro do limite de velocidade permitido na via é uma das regras mais importantes da segurança viária. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define as velocidades que devem ser seguidas, sendo que, por exemplo, em uma via urbana, classificada como coletora, a velocidade não deve passar de 40 km/h.

Quando não há sinalização, a orientação do CTB para limitar a velocidade funciona para vias urbanas com 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais. Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; e para estradas: 60 km/h para todos os veículos.

Apesar de haver essa definição no CTB, os limites de velocidade, na maioria dos casos, não são respeitados. Quando isso acontece, são necessárias a instalação de mecanismos para ‘obrigar’ o condutor a diminuir a velocidade, como as lombadas eletrônicas que estão sendo instaladas em diferentes pontos de Tangará da Serra.

“Locais que tem tido um número alto de acidentes e por isso estamos procurando reduzir a velocidade nesses pontos, para que a gente possa trazer segurança”,

destaca o secretário Municipal de Infraestrutura, Magno César Ferreira.

Ele afirma que o objetivo é prevenir e reduzir os acidentes de trânsito no município.

Segundo o secretário, o limite de velocidade em todas as vias é regido pelo Código de Trânsito Brasileiro e somente nas proximidades dos equipamentos que é reduzido.

“Na Avenida Tancredo Neves, por exemplo, o limite permitido é de 40 quilômetros por hora, mas o que vemos no ponto onde a lombada eletrônica foi instalada, próximo da Vila Olímpica, é o pessoal passando em alta velocidade, muitos acima de 100 quilômetros por hora. Então, é um ponto bastante crítico (...) que precisava de uma lombada eletrônica”.

Nesse ponto, o limite permitido para passar no equipamento é de 30km/h.

“Infelizmente não é isso que vemos hoje e para as pessoas que insistirem em passar, vão ser penalizados pelo excesso de velocidade”.


“Todos pontos críticos, com grande índice de acidentes”

Além da Avenida Tancredo Neves, próximo a Vila Olímpica, outras duas lombadas eletrônicas foram instaladas na Avenida Inácio Bittencourt, abaixo do Comando da Polícia Militar, nas proximidades da rotatória; uma na Avenida Virgílio Favetti, próximo da universidade; uma lombada na Avenida Brasil, próximo da Havan; e outras três na Avenida Lions Internacional.

“Todos pontos críticos, com grande índice de acidentes”,

afirma o secretário Municipal de Infraestrutura, Magno César Ferreira.

Após a instalação de todos esses equipamentos, o Município iniciará um trabalho de ampla divulgação dos pontos que foram instaladas e da velocidade permitida em cada um deles. Junto a esse trabalho o município solicitará ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a aferição de radar de trânsito para assegurar que os equipamentos de fiscalização estejam em conformidade com as normas estabelecidas.

“Para somente depois iniciarmos com os radares funcionando”,

assegura.

  • Outros pontos de risco:

Além desses pontos definidos diante do grande risco de acidentes, outros foram identificados, contudo, a instalação do equipamento não foi possível.

“Temos outros diversos locais que precisam de semáforos ou lombadas eletrônicas, como na Avenida Mauá (...) que futuramente precisa de alguma coisa regularizando o trânsito, mas nesse primeiro momento, até por uma questão de custo, não conseguimos instalar”.

Também como forma de melhorar o trânsito, uma rotatória foi instalada na Avenida Tancredo com a Alvadi Monticeli. Ali, segundo o secretário, também caberia um semáforo, mas a pedido do Corpo de Bombeiros, por questões de saídas rápidas das viaturas, foi suspensa a instalação.



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