objetivo é fomentar a produção agropecuária em Mato Grosso
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançou esta semana um projeto com foco no fortalecimento estrutural de assentamentos rurais e na sustentabilidade da agricultura familiar do estado.
Os municípios contemplados pela iniciativa são Tangará da Serra, Cláudia, Mirassol d’Oeste, Juscimeira, Várzea Grande, Acorizal, Campo Verde, Nova Olímpia e Nortelândia.
Também serão beneficiados pelo projeto pequenos produtores de Sorriso, Poconé, Rondonópolis, Pedra Preta, São José dos Quatro Marcos, Poxoréu, São José do Povo e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O objetivo é fomentar a produção agropecuária em Mato Grosso, buscando maior rentabilidade e garantindo a conservação ambiental. A ideia é mecanizar o processo de produção agrícola, visando redução do trabalho manual e elevando a qualidade dos produtos.
A iniciativa tem quatro metas: o fortalecimento das cadeias produtivas; capacitação; assistência técnica; e gestão e monitoramento. Com isso, o Projeto vai estimular a produção agropecuária de mais de quatro mil e 300 agricultores familiares.
A iniciativa visa também estimular o desenvolvimento das mulheres rurais e suas famílias, com incentivo no planejamento e gestão agrícola, por meio do projeto “Elas e agricultura: empreendedorismo feminino no campo”.
Ao todo, espera-se que mais de 1500 pessoas sejam atendidas. De forma direta, o projeto pretende atender mulheres das comunidades e dos assentamentos rurais, além disso, comunidades e contemplados no Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso, indiretamente.