Para o processo serão cerca de mil pessoas envolvidas
Há praticamente 48 horas do início da votação para os cargos de prefeito, vice e de vereadores, os serviços do Cartório Eleitoral se intensificam para assegurar que os tangaraenses e novaolimpienses possam exercer o seu direito constituído de realizar suas escolhas. Para isso, os eleitores devem ficar atentos para o início do horário de votação.
“Os portões abrirão às 7 horas e se fecharão às 16”,
alerta o Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Renato Bisse Cabral, ao salientar que o horário não segue mais o de Brasília, que tem uma hora a mais que Mato Groso.
Em Tangará da Serra são 217 seções distribuídas em 32 locais de votação.
“Caso o eleitor não saiba ou tenha dúvida quanto ao local em que vota poderá baixar o e-titulo ou consultar no site www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral”,
orienta Renato.
Cabe salientar que o e-título somente poderá ser baixado até sábado, 05, véspera da eleição e que nesse ano o eleitor poderá votar utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física também (CPF).
Já em Nova Olímpia serão cerca de 12.500 eleitores que estão certificados pela Justiça Eleitoral para depositarem seus votos nas urnas de 45 seções que estarão dispostas em oito locais do município.
Para o processo serão cerca de mil pessoas envolvidas, dentre as quais mesários, fiscais de partidos e servidores da Justiça Eleitoral que trabalham para assegurar a lisura do processo. Além destes, estão os motoristas que farão o transporte de eleitores até suas seções.
“Nesse caso, o transporte de eleitores somente poderá ser realizado pela Justiça Eleitoral (zona rural), em veículos identificados e que a identificação esteja rubricada pelo juiz”.
Nesta eleição, o eleitor escolherá representantes para apenas dois cargos: vereador e prefeito, nesta ordem.
Também é permitido levar um papel com a cola eleitoral, com os números dos candidatos anotados.
“O eleitor poderá e deverá levar a colinha com o número de seus candidatos”,
orienta Cabral.
É proibido o uso do celular na cabine da urna eletrônica. O eleitor poderá usar o aparelho para apresentar o e-Título aos mesários, mas deverá deixar o celular com eles — é ilegal fotografar ou filmar o processo de votação seu ou de terceiros.