Diário da Serra
Diário da Serra

PROGRESSO – Obra da captação de água do rio Sepotuba avança para etapa final

Assessoria 21/10/2024 Geral

Água será transportada por um sistema de adutoras

Prefeito fiscalizando os trabalhos

A obra de captação de água do Rio Sepotuba entrou na fase final de construção na quarta-feira, 16, com a instalação dos últimos tubos de captação, possibilitando que a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra já possa iniciar as fases de testes.

Durante uma visita ao canteiro de obras, o prefeito Vander Masson, acompanhado pelo diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Marcos Scolari, destacou o progresso alcançado e o impacto positivo que o projeto trará para a cidade.

“Estamos agora em uma das últimas etapas da captação de água do Rio Sepotuba, essa obra que é um passo fundamental para Tangará da Serra”,

declarou Scolari. 

O projeto, iniciado em 2023 com a crescente preocupação com a demanda hídrica de Tangará da Serra, prevê a captação de 440 litros de água por segundo diretamente do Rio Sepotuba. Após a captação, a água será transportada por um sistema de adutoras que se estende por 14 quilômetros até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, onde será distribuída à população.

“Vai trazer uma melhoria e uma segurança para a nossa população. Estou muito feliz com o andamento da obra de captação da água do Rio Seputuba. É gratificante ver se encaminhando para finalização”,

afirmou o prefeito Vander Masson.

A obra surge como uma alternativa estratégica ao Rio Queima-Pé, uma das principais fontes de abastecimento de água do município, que vem enfrentando desafios devido à crescente demanda e às variações climáticas que afetam a sua vazão. A nova adutora promete ampliar a capacidade de fornecimento de água, garantindo maior segurança hídrica para o município por cerca de 20 anos.

Além dos benefícios imediatos para o abastecimento, o projeto é visto como um marco na infraestrutura do município. A expectativa é que com a construção em funcionamento problemas hídricos derivados de longos períodos de seca sejam sanados sem interferir no bem-estar da população.



Diário da Serra

Notícias da editoria