Diário da Serra
Diário da Serra

DE TANGARÁ DA SERRA – Rullyan Sampaio conquista Campeonato Mato-grossense de Velocidade na Terra na categoria Autocross AM

Redação DS / Assessoria 24/10/2024 Esportes

Encerrada temporada 2024 com finais em Campo Novo

Rullyan Sampaio é de Tangará da Serra

Marcel Leão, Rullyan Sampaio, Fernando Scheffer e Gilliard Scheffer são os campeões estaduais nas categorias Turismo VNT, Autocross AM, Autocross Sênior e Autocross Pró.

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Campeonato Mato-grossense de Velocidade na Terra chegou à sua grande final, coroando uma temporada marcada por emoção e disputas acirradas. Organizado pela Federação Mato-grossense de Automobilismo (FAEMT), com o apoio dos clubes filiados, o evento atraiu para Campo Novo do Parecis pilotos de várias regiões do estado e apaixonados por velocidade.

A temporada 2024 contou com quatro etapas, passando por Cuiabá, Campo Verde, Tapurah e Campo Novo do Parecis. Ao todo foram oito provas e 16 corridas, proporcionando uma verdadeira maratona de adrenalina.

Na categoria Autocross AM, que recebe pilotos iniciantes ou aqueles que ficaram por mais de dois anos sem disputar campeonatos, o equilíbrio entre os competidores resultou em um empate emocionante entre Rullyan Sampaio e José Carlos Zagui. No critério de desempate, Rullyan Sampaio, de Tangará da Serra, levou o troféu da temporada.

“Uma vitória com um significado muito importante para mim, porque é a última corrida no autódromo desenhado pelo meu sogro [piloto Itacir Carpenedo, pioneiro no autocross]. Lá a gente corria em casa, sempre me senti em casa, então a vantagem que tenho correndo em Campo Novo é que conheço bem a pista. (…) Então, um significado muito grande porque lá que comecei a correr, através do meu sogro e por ele que estamos continuando”.

Itacir Carpenedo faleceu em março de 2023. Ele participou de todos os campeonatos da modalidade, desde 1988 e marcou época na preparação de motores e na criação de novos carros (Gaiolas), um deles inclusive com dois motores e outro com asa móvel.

“Ele teve uma vida dedicada ao automobilismo e trabalhamos para que esse legado permaneça”,

afirma, ao dedicar a vitória à ele.

  • Resultados:

Na categoria Turismo VNT, Marcel Leão, de Cuiabá, garantiu o título antecipadamente ao final da 7ª prova, mostrando superioridade ao longo do campeonato.

Na categoria Autocross Sênior, Fernando Scheffer consagrou-se campeão mais uma vez, consolidando uma campanha consistente.

E na categoria Autocross Pró, onde o título foi definido apenas na última bateria, Gilliard Scheffer, que chegou liderando com apenas quatro pontos, superou seus adversários e se tornou o campeão de 2024.

  • Brasileiro:

A partir de agora Rullyan se prepara para a grande final do Campeonato Brasileiro de Autocross, que acontecerá no final do mês de novembro.

“A etapa será em Cuiabá, com corrida noturna, e depois desse resultado estou muito empolgado para chegar lá e tentar lutar pelo chapéu dos campeões. Já andei até o sexto, sétimo lugar e falta pouquinho para beliscar esse pódio”.

Diário da Serra

Notícias da editoria