Diário da Serra
Diário da Serra

FÉ E DEVOÇÃO – Caminhada Tributo & Gratidão de 2024 reunirá 4 mil devotos neste sábado

Julia Ribeiro / Estágio de Jornalismo 25/10/2024 Geral

A peregrinação à Pedra da Santa inicia às 17h na Igreja Matriz

Geral

A tradicional caminhada Tributo & Gratidão à Nossa Senhora Aparecida será realizada neste sábado, 26 de outubro, em Tangará da Serra. Quatro mil romeiros vão participar da peregrinação de 40 quilômetros até a Pedra da Santa, situada na rodovia que liga Tangará a Deciolândia. A saída será às 17h na Igreja Matriz, no centro. Os participantes devem retirar os kit’s para a caminhada até às 12h na Drogaria Poupe Já, próximo ao Posto Delcas.

Por todo o Caminho Mariano, os romeiros passarão pelas sete capelas construídas em 2023, em ordem: Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Caravaggio, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores, e por último Nossa Senhora Aparecida.

As capelas também serão ponto de apoio com a equipe Mãos de Maria, com massagem fisioterapêutica, equipe Farmacinha de Maria, com médicos, enfermeiros e farmacêuticos, além de carros de apoio, alimentação (feita a partir de avaliação nutricional) e hidratação.

Neste ano algumas ações foram implantadas para trazer mais seguranças aos devotos. Adriana Nogueira, uma das organizadoras do evento explica que a rodovia de Deciolândia estará fechada das 17h do sábado até às 8h do domingo, dia 27 de outubro e a Polícia Militar irá acompanhar todo o trajeto. Também estarão à disposição três ambulâncias com equipe médica nas capelas.

A 5ª edição da Caminhada Tributo & Gratidão terá duração de 13 horas, com missa às 3h e às 6h na Pedra da Santa. Nos dois horários terão ônibus disponíveis para levar os devotos de volta à Praça da Bíblia em frente a Matriz. Os peregrinos que por algum motivo não concluírem a caminhada também terão apoio de vans para deixar na primeira capela de Guadalupe e voltar à cidade.

Tributo & Gratidão já pode ser considerada um evento nacional pois reúne devotos de todo o Mato Grosso e outros Estados do país como Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. A quantidade de participantes somente cresceu desde a primeira caminhada, em 2022 foram mais de 2 mil romeiros, em 2023 cerca de 3 mil e agora 4 mil.

Para Michelly Silva tudo começou pelo esporte. Ela corria, pedalava e foi instigada a caminhar os 40km. Michelly relembra que no meio da caminhada, ouvindo orações, músicas e histórias algo a tocou. Ela já havia passado por três gestações que não deram certo, e mesmo com a retirada das trompas queria engravidar. Ciente que seria apenas por fertilização e que havia riscos, ela orou e pediu ajuda à Padroeira.

“Em 2021 comecei o tratamento e engravidei, Deus e Nossa Senhora me abençoaram com dois bebês, e como sempre quis, um menino e uma menina, Maria e Pablo”,

em homenagem a Aparecida e ao seu cunhado.

Michelly participa desde o início e conta que a fé é o combustível para concluir o percurso.

“É desafiador, mas quando chega lá, parece que nem sofreu no caminho. É um mix de emoções e alegria por concluir”.

Agora devota a Nossa Senhora Aparecida, ela e o marido Elizeu participam da caminhada para agradecer às bênçãos.



Diário da Serra

Notícias da editoria