CURTAS – 30 DE OUTUBRO DE 2024
A senadora em exercício, Rosana Martinelli (PL), apresentou um projeto de lei para que seja implantado o voto impresso em caráter experimental para as eleições de 2026. Segundo a parlamentar, a medida servirá para que seja verificada a sua segurança, viabilidade técnica, operacional, orçamentária e financeira.
De acordo com o projeto, o objetivo é aumentar a transparência e confiabilidade das eleições brasileiras e permitir que a conferência dos votos seja feita também pelo eleitor, independente da Justiça Eleitoral, de modo a contribuir para o “fortalecimento do regime democrático”. Além do Senado, o projeto precisa ser apreciado pela Câmara Federal.
Está não é a primeira vez que a confiabilidade das urnas eletrônicas é questionada. Em 10 de agosto de 2021 o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a PEC do Voto Impresso. Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Como não foram obtidos os 308 votos favoráveis necessários, o texto foi arquivado.
Os convocados do sexto lote do programa SER Família CNH Social têm até sexta-feira, 1º de novembro, para comparecer nas unidades do Detran e fazer a abertura do processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São 1.576 convocados em todo o Estado. De Tangará da Serra são 34. Os candidatos devem apresentar documento pessoal com foto (em bom estado de conservação) e o CPF.