As aulas são realizadas as segundas, quartas e sextas, no Campo da Vila Nazaré
Promover a prática esportiva, desenvolver o trabalho em grupo, auxiliar na formação ética e moral, estimular a disciplina e incorporação de regras, e melhorar o convívio social. Esses são alguns dos benefícios para crianças e adolescentes que participam de escolinhas esportivas. São projetos que visam a formação de novos atletas e a recreação durante o contraturno escolar.
Em Tangará da Serra são inúmeras as escolas esportivas, entre elas o Operário Sport Clube de Tangará da Serra, coordenada pelo professor Juscelino Almeida, que há 25 anos vem trabalhando com o treinamento de crianças e adolescentes.
As aulas são realizadas as segundas, quartas e sextas-feiras, no Campo da Vila Nazaré, em dois períodos. São cerca de 50 crianças e adolescentes que hoje estão em treinamento no projeto que, segundo o professor, não tem como objetivo principal a formação de atletas, mas sim cidadãos.
“(…) Aqui temos regras para a vida”,
afirma o treinador, ao destacar que os alunos seguem a risca as orientações, pois, somente sendo bons alunos dentro e fora do campo que participam de competições, por exemplo.
“Para viajar e participar de campeonatos, tem que estar bem na escola”,
garante.
E para estimular esse aprendizado, o Operário Sport Clube de Tangará da Serra está se organizando e reforçando os treinamentos para participar nos próximos meses de eventos esportivos fora do Estado.
“Estamos aqui trabalhando no dia a dia, porque é o sonho dessa molecada sair para fora de Mato Grosso para uma competição. Sei que uma competição dessa é cara, (…) então estamos trabalhando no intuito de participar de uma competição nesse final de ano ou em janeiro”.
As competições previstas acontecerão em Minas Gerais e São Paulo e a equipe está avaliando qual a melhor para participarem.
“Não tem como só treinar e não participar de uma competição fora”,
afirma, ao pedir apoio da sociedade para alcançar essa meta.