Candidatos intensificam a preparação e compartilham as expectativas
Todo ano os estudantes que estão saindo do ensino médio começam o preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que irá garantir uma vaga para universidades de todo o Brasil. Com o Enem 2024 se aproximando, milhares de estudantes em todo o país intensificam seus estudos e se preparam para este grande desafio que é conseguir uma vaga em universidades estaduais, federais ou até bolsas em universidades particulares pelo ProUni ou Fies e aqui em Tangará da Serra não será diferente.
A prova, que neste ano será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro, é uma das portas de entrada mais disputadas para o ensino superior no Brasil, exigindo dos candidatos um grande preparo. Como todo ano, o Enem vem acompanhado de altas expectativas e certa ansiedade dos estudantes que estão saindo do ensino médio e que desejam ingressar em uma universidade.
Iuri Batista de 20 anos, que está tentando uma vaga no curso de medicina contou que não é a primeira vez que faz o Enem.
“Eu já sou uma figurinha carimbada do Enem. Fiz o meu primeiro Enem em 2021, quando eu estava no segundo ano do ensino médio. Fiz no terceiro ano, ano passado e esse ano me preparei bastante também”.
Mesmo não sendo a sua primeira vez, Iuri contou que o Enem ainda gera nervosismo por ser uma prova muito extensa.
“Acho que o nervosismo é muito natural pois é uma avaliação que, querendo ou não, vai ditar muito sobre o seu futuro. O nervosismo e a ansiedade já estão imbuídos nisso, mas agora eu tenho muito mais confiança”,
completou.
O coordenador do cursinho pré-vestibular da Avance, Marcel Berteges, informou que fazer um curso preparatório vai auxiliar o estudante a ter uma grande oportunidade de entrar em uma universidade.
“Nós temos a honra de acolher esses alunos com o objetivo específico, que é conquistar uma vaga na universidade, em especial para o curso de medicina”,
afirma.
Como o tema da redação ainda é um segredo, os candidatos acabam focando em revisar temas atuais que acontecem no Brasil e no mundo.
“O preparatório treina nossos alunos na prática, ajudando na resolução de questões no modelo do Enem, trazendo a ele ao longo de todo o ano todo o conteúdo programático do edital fazendo com que o aluno saia daqui preparado para ter bons resultados em todas as questões do Enem, em especial, redação”.
O professor recomenda manter um cronograma de estudos equilibrado nesta reta final e focar na resolução de provas anteriores para entender melhor o estilo das questões. A expectativa é que o Enem 2024 continue promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e o aprofundamento do conhecimento, desafiando os candidatos a aplicarem seus aprendizados em situações complexas e interdisciplinares.