Nasceu para informar com imparcialidade os fatos que acontecem em Tangará e região
No dia 11 de novembro de 1996 foi publicada a primeira edição do tabloide Diário da Serra, iniciando uma história de muitas batalhas. Desde então, o impresso – de apenas uma folha, preto e branco – cresceu em páginas, qualidade, equipe, espaço físico e importância para toda a região.
Naquela oportunidade, o DS veio com um único objetivo: informar com imparcialidade sobre todos os fatos que acontecem em Tangará da Serra e região, e assim seguiu nesses 28 anos, fazendo história ao longo do tempo no jornalismo.
Nesses 28 anos o Diário da Serra acumulou uma série de conquistas, fruto de um jornalismo comprometido com o bem estar da sociedade.
“São 28 anos levando a você o melhor conteúdo, com imparcialidade e respeito”,
garante o diretor-geral do Jornal Diário da Serra, Mano Reski, ao lembrar que além do dia a dia da notícia, o DS esteve sempre comprometido com a comunidade através de seus projetos, como o Espaço da Leitura e Fascivest (projetos educacionais, que, de diferentes formas chegaram a milhares de estudantes), Tangará Minha Cidade (projeto fotográfico para enaltecer as belezas do Município), Memória (livros que contam a história de topônimos que dão nome a ruas ou espaços públicos em Tangará da Serra e de pioneiros) e Prêmio Marca Tangará da Serra (pesquisa realizada com o objetivo de conhecer os hábitos de consumo dos tangaraenses, suas marcas preferidas de produtos e serviços), além de pesquisas eleitorais realizadas ao longo dos últimos anos.
Desses, além das pesquisas eleitorais realizadas que retratam fielmente a opinião pública, segue vigente o projeto Memória. Lançado em 2012 ele retrata a história de pessoas importantes para o desenvolvimento de nossa cidade, que receberam homenagens justas e tem seus nomes eternizados em nomes de ruas, escolas, praças e outros locais públicos e privados.
São sete fascículos publicados e 148 histórias contadas, que, entrelaçadas, retratam o surgimento e crescimento de Tangará da Serra.
O último livro foi lançado em 2019 e, naquela ocasião, ficou acordado um fascículo a cada dois anos. Contudo, nos anos seguintes vivemos umas das piores pandemias, que nos impossibilitou de cumprirmos o combinado com os leitores, pois não conseguíamos marcar entrevistas com os familiares dos homenageados que, em sua maioria, eram pessoas de grupo de risco.
Mas, seguimos firmes no propósito e com muito disposição chegamos a essa nova edição – a oitava da série especial, que será lançada no próximo dia 30 de novembro, com a presença dos familiares e autoridades. As famílias, segundo a direção, receberão nesta semana o convite para esta importante e simbólica cerimônia de lançamento da 8ª edição do fascículo Memória.
E neste ano, em especial, além do lançamento do livro, o Diário da Serra comemora seu 28º aniversário trazendo à Tangará da Serra o professor Benedito Nunes Rosa, que falará aos tangaraenses sobre os benefícios da felicidade existencial através da palestra “Pessoas felizes fazem coisas incríveis”. O encontro, gratuito, será no dia 22 de novembro, no teatro do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho.