Segundo Porto, a mudança está nas informações que passam a ser por nomenclatura
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para explicar aos parlamentares a Portaria nº 1.138/2024/GS/SEDUC/MT que muda a carga de trabalho para diversos cargos por meio de processo de seleção e atribuição aos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino para 2025.
A atribuição para 2025, de acordo com Alan Porto, vem sendo publicada desde 2021 e que o questionamento dos profissionais da educação não tem base. Segundo Porto, a mudança está nas informações que passam a ser por nomenclatura. Agora, segundo ele, está descrita por metro quadrado e por quantidade de alunos.
“O que nós publicamos está sendo colocado em prática em anos anteriores. Por isso, a portaria não tem nenhuma polêmica. Não tem informação que vamos colocar sobrecarga de trabalho sobre os servidores. Muito pelo contrário, o governo vai dar apoio. Eles têm mais o que ganhar do qualquer tipo de polêmica”,
afirmou Porto, que destacou que se tiver algum ponto que venha de encontro com os interesses dos profissionais da educação será revisto. Segundo ele, em todo o estado existem 648 escolas e cerca de 320 mil estudantes.
“Nenhum deles vai ter prejuízo tanto os profissionais da educação quanto os alunos terão prejuízos com as medidas adotadas pela portaria”,
explicou Porto.
Será criada em dezembro uma agenda de trabalho entre a Assembleia Legislativa, a Seduc e o Sintep para tratar de diversas pautas ligadas a educação.