Foram 19 mandados cumpridos contra influenciadores digitais
As Delegacias Especializadas de Defesa do Consumidor e de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá deflagraram nesta quarta-feira, 27, a Operação 777 para prisão de influenciadores digitais que supostamente promoviam o lançamento e divulgação de jogos de azar online, popularmente conhecidos por “jogo do Tigrinho”, e de rifas ilegais em suas redes sociais.
Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária, 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro e bloqueio de bens e de valores milionários movimentados pelos investigados.
As investigações apontaram que quatro influenciadores digitais de Mato Grosso e dois de São Paulo utilizariam suas redes para promoção de lançamentos diários de novas plataformas de jogos online ilegais, incentivando seus seguidores a apostar pelos vídeos onde eles apareciam ganhando altos valores, em poucos segundos, e com apostas de valor baixo.
As mães de um dos influencers de Mato Grosso e de dois de São Paulo teriam sido envolvidas pelos filhos na lavagem do dinheiro obtido com a promoção das plataformas ilegais e também acabaram presas na operação policial.
As ordens judiciais foram deferidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá, após parecer favorável da 18ª Promotoria de Justiça da Capital.