Diário da Serra
Diário da Serra

CÂMARA MUNICIPAL – Diplomação dos eleitos em Tangará e Nova Olímpia será no dia 17 de dezembro

Rosi Oliveira / Redação DS 09/12/2024 Política

Diplomação será na Câmara Municipal de Vereadores

Vander Masson e Eduardo Sanches serão diplomados

Diplomação dos eleitos em Tangará e Nova Olímpia será no dia 17 de dezembro

Embora as eleições municipais 2024 tenham ocorrido no mês de outubro, a Justiça Eleitoral continua trabalhando e o processo eleitoral somente se encerrará no dia 17 de janeiro quando acontecerá a diplomação dos candidatos eleitos. 

Em Tangará da Serra a certificação acontecerá na Câmara Municipal com a presença dos candidatos eleitos no município e em Nova Olímpia, com a presença de todos os prefeitos e vereadores que foram eleitos e os respectivos suplentes.

“A finalidade dessa cerimônia é fechar o processo eleitoral concedendo o diploma de candidato eleito a cada uma dessas pessoas que tiveram êxito durante o processo eleitoral, que tiveram os votos necessários para a partir do dia 1º de janeiro, assumirem nos respectivos cargos que eles disputaram”,

informa o juiz eleitoral, Anderson Gomes Junqueira. No dia 17, será diplomado como prefeito de Tangará da Serra o prefeito reeleito, Vander Masson (União), que durante os próximos quatro anos terá ao seu lado na administração municipal como vice, Eduardo Sanhes (PL). Já por Nova Olímpia, o prefeito diplomado será, Ari Candido Batista (PL) e como vice-prefeito, Eduardo Oliveira de Almeida (PP).

Para que o processo seja efetivado, segundo o juiz eleitoral, neste momento, ainda acontece o julgamento das contas eleitorais.

“Nós temos ainda apenas uma única ação da eleição pendente de julgamento que está acontecendo no Ministério Público, mas deve em breve, imagino que até o final da próxima semana, já termos julgado esse processo, de modo que nós iremos encerrar todo o trâmite que envolveu a eleição municipal de 2024’’.

De acordo com o magistrado, as eleições municipais deste ano foram tranquilas.

“Supreendentemente eu achei que foi muito hercúlia, uma vez que as eleições de 2022 foram marcadas por uma polarização muito grande, uma postura muito radical não só dos candidatos, mas também dos eleitores e a Justiça Eleitoral teve vários problemas com isso.  Tivemos por inúmeras vezes, discursos inflamados de descrédito do processo de votação eletrônica e dessa vez, nós não tivemos nenhum tipo de questionamento”,

destaca o meritíssimo juiz ao salientar que a população está cada dia mais consciente do processo eleitoral.

“Isso também precisa ser reconhecido como um ponto de progresso. Espero que a gente continue nesse caminho virtuoso para que o eleitor possa exercer livremente o consagrado direito ao voto”,

frisa o Juiz Anderson Gomes Junqueira. Diplomação de Nova Olímpia será às 15h e de Tangará da Serra às 17h.

Sete vereadores passarão pela primeira vez pela cerimônia de diplomação

Conforme o meritíssimo juiz eleitoral, Anderson Gomes Junqueira, o processo eleitoral em Tangará da Serra foi bem mais tranquilo que em Nova Olímpia, município pelo qual também esteve responsável no pleito de 2024. Na cidade vizinha, concorreram à majoritária, três candidatos.

Em Tangará da Serra, foram quatro os concorrentes à cadeira de gestor municipal tendo além de Vander Masson que foi reeleito, Fábio Martins Junqueira (Republicanos) e Chico Clemente (PSD), Karen Rocha e Professor Sandro (PSB) e Nilvinha (PCdoB) e Professora Flávia (PT).

Para o cargo de vereador foram 137 concorrentes, dos quais os munícipes tangaraenses escolheram quatorze.

  • Escobar, Esdras Moraes, Hélio da Nazaré, Renato Calhas, Dona Neide, Professor Sebastian Ramos, Evânia Félix, Niltinho do Lanche, Edmilson Porfírio, Romer Japonês, Zi Lima, Horácio Pereira, Fábio Brito e Sarah Botelho. 

De acordo com o magistrado, Anderson Gomes Junqueira, não só os eleitores estão atentos e buscando levar o período eleitoral de forma tranquila, respeitosa e ordeira.

“Tivemos apenas um pedido de direito de resposta no período de propaganda eleitoral no rádio e na TV que não foi inclusive movido por xingamentos ou injúria e isso mostra a mudança dois lados”,

destaca.

Cabe salientar que a Câmara Municipal de Tangará da Serra terá a partir de 2025 sete novos vereadores, eleitos no dia 6 de outubro. Outros sete foram reeleitos. Os partidos que mais conquistaram cadeiras no Legislativo foram o Partido Liberal, União Brasil e Movimento Democrático Brasileiro.

Diário da Serra

Notícias da editoria