Diário da Serra
Diário da Serra

SES realiza primeira captação de rins e córneas de 2025 em Cuiabá

Redação DS 21/01/2025 Saúde

Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão habilitados para a captação de órgãos

Saúde

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, no domingo, 19, um procedimento de captação de dois rins e duas córneas no Hospital São Mateus, em Cuiabá. 

A equipe captadora veio de Goiânia (GO), com auxílio de uma aeronave de pequeno porte, fretada pelo Estado de Goiás. Os órgãos captados beneficiam quatro pacientes que estão aguardando em fila para transplante de rim e córnea em dois Estados do Brasil. 

“Sabemos que este é um momento delicado para as famílias que estão enlutadas pela perda de um ente querido, mas, graças à solidariedade delas e ao esforço das equipes da Central Estadual, Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país”,

disse o secretário de saúde, Gilberto Figueiredo. 

Esta é a primeira captação de múltiplos órgãos realizados este ano em Mato Grosso. Em 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos no Estado.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, acrescenta que as equipes técnicas do Estado trabalham na conscientização sobre a doação de órgãos.

Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão habilitados para a captação de órgãos.

  • Eles estão localizados nos municípios de:

    • Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Juína, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Colíder. Essas unidades contam com UTI, o que permite a conservação dos órgãos até a chegada das equipes responsáveis pela coleta.
Diário da Serra

Notícias da editoria