Diário da Serra
Diário da Serra

VOLTA ÀS AULAS – Ano letivo tem início para mais de sete mil alunos da Rede Estadual

Pâmela Silva / Redação DS 03/02/2025 Educação

Entre as novidades, por lei os alunos estão proibidos de utilizar os aparelhos celulares em ambiente escolar

Educação

O ano letivo tem início oficialmente nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, para os alunos da rede municipal e estadual de Tangará da Serra. Na rede Estadual são mais de sete mil alunos que voltam às aulas, entre as 16 escolas da região urbana e rural.

De acordo com o diretor Regional de Educação Saulo Scariot praticamente todas as unidades escolares iniciam as atividades, exceto as escolas cívico-militares, devido a atribuição dos Militares que não aconteceu por questões burocráticas, mas a expectativa é que durante este mês fevereiro tudo se resolva.

Para este início de ano letivo, uma importante questão é o uso dos aparelhos celulares dentro das unidades escolares. No final do ano de 2024 o Governo de Mato Grosso sancionou a lei que proíbe o uso dos celulares pelos estudantes em sala de aula.

“Aqueles que por necessidade óbvia necessite levar o aparelho, leve, mas não use dentro da unidade escolar, lembrando que cada unidade escolar vai estabelecer a organização desses aparelhos. Algumas unidades vão colocar em caixinhas dentro da sala de aula e outras não aceitarão nem a entrada desses aparelhos”,

alerta.

Sendo assim somente os dispositivos fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), como notebooks, Chromebooks e Smart TVs, poderão ser usados em sala de aula para fins pedagógicos, sempre com a supervisão do professor.

De acordo com o Governo do Estado o uso de aparelhos tem tirado a atenção dos alunos nas salas de aula.

“Essas medidas são com foco na aprendizagem dos nossos estudantes”.

Os pais que necessitarem entrar em contato com os alunos, deverão ligar para as escolas, como orienta o Diretor Regional.

“Aqueles que precisam entrar em contato com os estudantes, podem entrar em contato direto na unidade escolar que os coordenadores pedagógicos e também os diretores vão até a sala e levam essa informação até o estudante”.

Em relação ao uniforme e aos kits de materiais escolares para o ano letivo de 2025 onde foram investidos R$ 13,1 milhões na aquisição de 355.789 kits, o Diretor Regional informa que haverá um atraso na distribuição.

“O uniforme fornecido pelo estado terá um atraso na entrega e nós faremos a entrega desses uniformes a partir de março, bem como o material pedagógico desses estudantes, cadernos lápis e borracha”.

O diretor ainda ressalta que os alunos dos anos anteriores que já receberam os uniformes, precisam estar devidamente uniformizados.

“Para aqueles estudantes que já eram da rede estadual e no ano passado receberam esse uniforme, esses alunos a gente solicita que vá a escola uniformizados”,

reforça.

Diário da Serra

Notícias da editoria