BUSCA DE NOTÍCIAS:
  Tangará da Serra, 24 de maio de 2018.  
Tangará da Serra - MT


Em 12/11/2016
História com Tangará da Serra começou em 1979


Em Tangará da Serra, durante comemoração das Bodas de Ouro


Há 31 anos morando no Estado de Mato Grosso, o casal Olivo e Erna Tormes tem uma ligação intensa com Tangará da Serra, mesmo tendo passado a maior parte deste tempo morando na Capital do Estado, Cuiabá. “Moramos lá em Cuiabá uns 20 anos e alguns meses e viemos morar em Tangará em março de 2006”, relembra o homenageado Olivo de Almeida Tormes.
Em busca de novas paixões, o casal e os filhos (que estavam quase todos casados) se mudaram para Cuiabá, em Mato Grosso, em 1985, onde montaram mercados em diferentes bairros, assim como Olivo e Erna Tormes construíram o Hotel Cascavel, empreendimento que tocaram sozinhos por 17 anos. “Depois viemos para Tangará da Serra, onde até hoje trabalho com propaganda de rua, carro de som”.
Porém, sua história com Mato Grosso, especialmente com Tangará da Serra, começa bem antes que 1985, mais especificamente em 1979. “A gente pleiteou uma emissora de rádio aqui em Tangará. Entrei aqui em 79 e em 80 entrei com pedido de licitação de um canal de emissora de rádio para Tangará da Serra. Fizemos todo o processo, porém a gente não ganhou a emissora, que hoje é a Rádio Pioneira, porque eu morava no Paraná e o governo favoreceu a equipe que era do Mato Grosso”, recorda.
Ele conta que ouviu falar de Tangará da Serra através de amigos que também moravam no Paraná e vieram para o Mato Grosso atrás de Terras. “Eu fui o segundo [dos amigos] que veio para cá em 1979. Comprei uma área de terra em Campo Novo do Parecis, 2.420 hectares, onde a gente construiu um galpão, compramos um trator e depois por foça da natureza, dos acontecimentos, vendi. Não conseguiu tocar as coisas no Paraná e aqui, então vendi”, conta. “E de repente, por motivo de negócios, resolvemos morar em Cuiabá. Porém sempre tivemos essa ligação com Tangará da Serra e vocês [família] estão continuando”.

Espaço de Memórias resgata história do Diário da Serra e homenageado

Há 20 anos o Diário da Serra vem registrando as mais diversas histórias do município de Tangará da Serra e de toda a região. Para todo esse registro, que está eternizado em livros e digitalmente, muitos colaboradores passaram pela empresa, assim como muita tecnologia e aparelhos foram usados para o desempenho da função.
Como forma de comemorar e resgatar 20 anos de histórias, além de muitos outros da própria família, o diretor geral do Diário da Serra Evanir Tormes (Mano Reski) colocou em prática um sonho antigo, criar o Espaço de Memórias Diário da Serra e homenagear seu pai, Olivo de Almeida Tormes, dando-lhe o nome desta sala. “Este espaço, que tem como finalidade registrar as memórias do Diário da Serra, é uma homenagem a meu pai, Olivo de Almeida Tormes, homem que se dedicou a inúmeras atividades profissionais, sempre voltadas para a área do entretenimento e da comunicação, responsabilidade que foi me passando a partir dos cinco anos de idade, quando começou a me ensinar o ofício do cinema, divulgador, vendedor de ingressos, operador de projetores cinematográficos e até, uma pontinha como ator numa produção nacional”, conta Mano Reski, ao afirmar que sua carreira na área da comunicação, que iniciou muito antes do Diário da Serra no rádio e na televisão, teve total influência do também comunicador Olivo Tormes.
Neste espaço estão expostos um pouco da história material do jornal, desde máquinas que foram usadas ao longo desses quase 20 anos, os livros que guardam todos os exemplares do Diário da Serra, desde o primeiro, assim como um pouquinho da história vida e profissional do homenageado e de seu filho.
Um painel mostra em fotos um pouco da trajetória deste comunicador que iniciou sua carreira em Capitão Leonidas Marques, no Paraná. O destaque da sala, porém, é um projetor Revere 16mm (Chicago-USA) que deu início das atividades da família no segmento do cinema. “Em 1966 meu pai comprou este projetor e montou o Cine Havaí em Capitão Leonidas Marques, no Paraná”, contou. No espaço está exposto também um acervo de máquinas fotográficas do jornal com aparelhos diversos, entre elas a Câmera Sony Mavica, que facilitou e muito o trabalho na época, pois as fotos eram armazenadas em disquetes 1,44MB.
A inauguração do espaço foi realizada na noite do dia 13 de agosto, somente aos familiares. Estiveram presentes os filhos Venildo, Evanir, Airton e Elizanara Tormes, noras, netos, bisnetos e também o casal pivô de toda essa família – Olivo e Erna Tormes.

>> Fabíola Tormes - Especial DS




Compartilhe:


notícias da editoria
12/05/2018 - Antônio Ferreira de Andrade, um homem de caráter ilibado
Nasceu em Vila Progresso, interior de Lajeado no Mato Grosso do Sul
28/04/2018 - Messias Francisco dos Santos: simplicidade e sabedoria
Messias Francisco dos Santos
07/04/2018 - José Raimundo de Almeida: caiu uma vez, mas levantou cem
José Raimundo de Almeida chegou ao ainda Distrito no ano de 1970
17/03/2018 - Izolina Maria Oliveira: serenidade secular
“Quem tem boca vai a Roma”, diz pioneira
10/03/2018 - João José Rodrigues, o homem que da perda fez alegrias
João José Rodrigues
17/02/2018 - Odete Ribeiro: semeando esperança e multiplicando solidariedade
Odete Ribeiro
03/02/2018 - Francisco, o pai mineiro agregador
Francisco José Mendonça
02/03/2018 - Cecília Barcellos, a mulher virtuosa
Celebração das Bodas de Ouro
21/01/2017 - Pioneiros serão retratados no projeto ‘Memória - Pioneiros’
Iolanda entrevistando o centenário Manoel Domingos, primeiro personagem do projeto ‘Memória - Pioneiros’
13/10/2017 - Ranulfo Rodrigues Cunha, o cigano mineiro
Ranulfo Rodrigues Cunha
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/05/2018 - POLÍTICA
Câmara de Tangará participa de diálogo entre Famato e movimento dos caminhoneiros de MT

24/05/2018 - GERAL
CREAS e CRAS promovem roda de conversa sobre o combate de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Instituto Florescer

24/05/2018 - GERAL
CRAS promove palestra sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes do Programa Rede Cidadã

24/05/2018 - POLÍCIA
Identificadas 15 vítimas do trágico acidente; 5 fatais

24/05/2018 - POLÍCIA
Acidente próximo ao Progresso mata cinco pessoas; número pode ser maior

24/05/2018 - GERAL
Sudam autoriza e município já pode licitar iluminação de avenidas

24/05/2018 - GERAL
Casal encara adoção como missão em suas vidas

24/05/2018 - GERAL
Município suspende transporte escolar

24/05/2018 - GERAL
Consumidores poderão ficar sem abastecimento em Tangará da Serra

24/05/2018 - ESPORTES
Felipe Gabriel conquista medalha de Ouro no Judô

24/05/2018 - POLÍCIA
Delegados comemoram 30 anos de nomeação

24/05/2018 - TANGARA MINHA CIDADE
Pôr do sol e lavoura embelezam fotos

24/05/2018 - POLÍCIA
Manifestantes não tem poder de revista nem de retenção de bens, garante PM

23/05/2018 - GERAL
Corrida aos postos pode ocasionar falta de combustível em Tangará

23/05/2018 - POLÍTICA
“Câmara apoia o protesto”, garante Hélio ao sindicato dos caminhoneiros

23/05/2018 - POLÍCIA
Polícia Militar e Rede Cidadã realizam palestra na escola Cida Mozar para alertar alunos sobre o uso da internet

Jornal Diário da Serra - Todos os direitos reservados - O primeiro jornal on-line do estado de Mato Grosso