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  Tangará da Serra, 19 de novembro de 2017.  
Tangará da Serra - MT


Em 06/07/2017
Estudantes surdos estão sem intérprete desde o início do ano


Duas alunas da Escola Francisca Alencar, localizada em Nova Olímpia, estão enfrentando o grave problema


Duas alunas da Escola Estadual Professora Francisca de Souza Alencar, localizada em Nova Olímpia, estão enfrentando um sério problema para continuar frequentando as aulas regulares do ensino médio. Isso porque as estudantes são deficientes auditivas e estão sem intérprete de Libras, o que resulta como uma grave dificuldade no desempenho do ensino pedagógico.
De acordo com o coordenador da instituição, José Expedito Mariano da Silva, o problema se arrasta desde o início do ano letivo. “As alunas estão devidamente matriculadas, e inseridas na sala de aula, porém sem o devido acompanhamento desde o início desse ano, e tem essa necessidade de ter intérprete na sala de aula. A ausência desse profissional acaba prejudicando diretamente o ensino delas, porque nós professores não temos qualificação adequada e necessária para nos comunicarmos com essas alunas”, relatou o coordenador, destacando que uma das alunas já chegou a criar metodologias improvisadas para se comunicar com os professores e colegas de classe.
Para a reportagem do Diário da Serra, o Assessor Pedagógico de Nova Olímpia, Claudionei de Andrade Silva, afirmou que foi aberto um edital para realizar a contratação do profissional. “Será uma vaga, mas na verdade se a gente conseguir duas pessoas inscritas no concurso, poderemos fazer essas contratações, pois temos duas meninas para serem atendidas, uma que estuda no período matutino e outra no noturno”, disse o assessor, justificando que a ausência de intérprete ainda não foi suprida devido a burocracia para a contratação.
Para a professora Idalina Meurer, que é idealizadora do Projeto Humanizar, implantado há 14 anos em prol de mais acessibilidade em Tangará e região, a situação é preocupante, pois o aluno ir até a escola não é o suficiente para o crescimento na vida estudantil. “Penso que é muito difícil a gente ainda ter pessoas deficientes sendo esquecidas. A Seduc tem burocracia, mas a parte mais difícil e vulnerável é o aluno deficiente, que precisa ter o acesso à Educação. O aluno surdo precisa de aprendizado, da oportunidade de compreender o que o professor está explicando”, opinou a professora.
Vale lembrar que um aluno surdo de Barra do Bugres também estava enfrentando o mesmo problema. Contudo, de acordo com a Assessoria Pedagógica daquele município, a situação já foi resolvida.

>> Rodrigo Soares - Redação DS




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