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  Tangará da Serra, 20 de setembro de 2017.  
Tangará da Serra - MT


Em 07/07/2017
Na contramão de outros municípios, Tangará conta com intérpretes


Município conta com com aproximadamente 10 intérpretes


Diferentemente do cenário apresentado em alguns municípios, o problema da falta de intérpretes nas escolas públicas não existe há pelo menos 20 anos em Tangará da Serra. Atualmente, o município conta com cerca de 10 intérpretes de libras, profissionais esses que são fundamentais para o bom desenvolvimento do ensino pedagógico da pessoa com deficiência auditiva.
De acordo com a diretora da Centro Municipal Integrado de Educação Especial Prof. Isoldi Storck, Daniela Lamtert, a instituição oferece o atendimento para os alunos surdos no contra turno do ensino regular visando preparar melhor os alunos com deficiência auditiva. “O aluno surdo vai para a escola regular, e o trabalho é reforçado em outro turno aqui na Isoldi, onde é realizado o aprimoramento da língua de sinais. Além disso, os estudantes fazem atividades e tarefas que as escolas pedem, sendo um reforço para o aprendizado”, comentou a diretora da instituição, relatando que os intérpretes do município são distribuídos nas escolas públicas, onde prestam o auxílio necessário durante o ensino regular.
“Dois intérpretes atuam nas escolas municipais José Nodari e Antenor Soares, e os outros profissionais ministram aulas nas escolas estaduais. Isso é muito importante e fundamental para a comunicação dos alunos que necessitam desse serviço. Os estudantes surdos têm aulas nas escolas, mas se não tiverem o intérprete para traduzir a língua, não tem como participar das atividades efetivamente”, relatou Lamtert, informando aindam, que além das aulas de libras, a Escola Isoldi Storck também oferece outros tipos de atividades, como esportivas e teatrais destinadas a cegos, surdos e mudos.
Na Escola Estadual 13 de Maio, por exemplo, as atividades com intérpretes já vem sendo realizadas há alguns anos. Segundo a diretora da instituição, Luciana Alberto Nascimento, atualmente a escola conta com três profissionais especializados. “A escola precisa se adequar para ser inclusiva. Para se comunicar, o aluno surdo precisa do intérprete, pois é fundamental para a interpretação das disciplinas”, enfatizou a responsável. Para a instituição ter o profissional de libras, é necessário que formule um pedido diretamente para a Secretaria de Educação após a matrícula da pessoa com deficiência auditiva. “Tem situação onde o aluno surdo é totalmente dependente do intérprete, então a escola tem a função de educar, e o foco principal é o aprendizado”, finalizou a diretora.


>> Rodrigo Soares - Redação DS




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