Diário da Serra

IFMT – Circuito de Arte e Cultura movimenta Tangará com oficinas, música e teatro

Janderson Ribeiro / Estágio de Jornalismo 25/09/2025 Cultura

Evento reunirá estudantes, famílias e artistas locais

A programação começa no dia 26

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Tangará da Serra realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de setembro, a 6ª edição do Circuito de Arte e Cultura, um encontro que promete valorizar talentos regionais, fortalecer a integração da comunidade escolar e aproximar a população da produção artística local.

A programação começa no dia 26, no próprio campus, com oficinas e exposições abertas durante a manhã e à tarde. Além disso, dois intervalos culturais, das 9h às 9h30 e das 15h às 15h30, pretendem transformar os corredores da instituição em um espaço de convivência, aprendizado e celebração da arte em diferentes linguagens.

No dia 27, as atividades se transferem para o Centro Cultural de Tangará da Serra, onde o público poderá acompanhar, das 16h às 19h, uma série de apresentações musicais, teatrais e de danças tradicionais. O destaque fica para a peça “A Velha Tamoin”, encenada pelo Teatro Grutta (Ponto de Cultura Flor do Mato), e para o espetáculo “Fantasmas em Vila Maria”, apresentado pela Cena do Drama, Cia de Teatro Universitário da Unemat (Cáceres). O evento também contará com a energia contagiante da Banda Óculos Escuro, a tradição do grupo Flores da Serra, que apresentará o siriri, além da performance do coletivo IFREESTYLE, formado por estudantes do IFMT.

De acordo com a coordenadora do Circuito, professora Priscilla Bastos, o objetivo geral desta edição é contribuir para o desenvolvimento das atividades artísticas no campus, estimulando também a participação da comunidade externa.

Para a professora, a participação dos estudantes e de suas famílias é essencial, pois transforma o circuito em um espaço de convivência, diálogo e reconhecimento de talentos.

“Além disso, fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo maior engajamento e valorização das atividades educacionais”,

destaca.

Nesta edição, o público pode esperar oficinas temáticas, apresentações de música, dança e teatro, além de exposições que exploram a cultura de Mato Grosso. As novidades incluem experiências interativas e educativas, com destaque para a valorização das lendas e tradições regionais.

O circuito é construído em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Tangará da Serra, a Unemat e o Ponto de Cultura Flor do Mato, instituições que ampliam o alcance e a diversidade cultural do evento.



Diário da Serra

Notícias da editoria