A iniciativa busca valorizar o trabalho da imprensa mato-grossense
Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, participaram na noite da última terça-feira, 30 de setembro, do lançamento do 1º Prêmio AL de Jornalismo – Troféu Parlamento, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O evento, realizado em Cuiabá, reuniu jornalistas, representantes de entidades de classe e instituições de ensino, além de parlamentares e comunicadores de diferentes áreas. A iniciativa busca valorizar o trabalho da imprensa mato-grossense e incentivar produções voltadas à cobertura das atividades legislativas, com categorias que contemplam telejornalismo, radiojornalismo, reportagem em texto, fotojornalismo e universitário.
A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Rosceli Kochhann, destacou que a participação dos acadêmicos reforça o caráter formativo além da sala de aula.
“Eu acredito muito que um curso de graduação também acontece fora da sala de aula, nessa inserção dos acadêmicos nos espaços externos. Participar do lançamento desse evento significa conhecer o formato, a estrutura e a organização de um prêmio de jornalismo, além de vivenciar o contato com uma equipe de assessoria e de imprensa”,
afirmou.
“Estar nesse espaço é uma oportunidade que ultrapassa os muros da universidade e possibilita que os estudantes ampliem horizontes”.
A acadêmica Irene Lopes também ressaltou a importância da premiação.
“O 1º Prêmio AL de Jornalismo é fundamental para a valorização da classe jornalística e para os estudantes, pois motiva a participação tanto de profissionais já formados quanto de acadêmicos”.
As inscrições para o prêmio estarão abertas até o dia 5 de novembro, e a expectativa é que os acadêmicos de Jornalismo da Unemat inscrevam suas produções na categoria universitária, concorrendo ao Troféu Parlamento.
Além da participação na cerimônia de lançamento do prêmio, os acadêmicos ainda tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da ALMT. Uma visita técnica realizada na manhã de quarta-feira, 1º de outubro, para conhecer especialmente a estrutura de comunicação e imprensa da Assembleia.