Diário da Serra

ALERTA - Tangará da Serra registra caso suspeito de sarampo em bebê de 4 meses

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 03/10/2025 Saúde

Neste ano, três casos de sarampo já foram confirmados, todos em Primavera do Leste

Saúde

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira, 3, uma coletiva de imprensa para atualizar a situação do sarampo no município.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, foi notificado um caso suspeito da doença em uma criança de apenas 4 meses.

Nós temos a notificação de um caso suspeito, trata-se de um bebê de quatro meses, que está apresentando febre e exantemas, que são aquelas manchas avermelhadas pelo corpo, com tosse e irritabilidade. Então, ele se enquadra em um caso suspeito”, informou, ao explicar que como ainda não tinha idade para receber a vacina, foi feita a imunização imediata dos pais como medida de bloqueio.

Ainda informou que foram coletadas amostras, já enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Cuiabá, onde será realizado o diagnóstico definitivo. A previsão é que o resultado seja divulgado na próxima semana.

Lembrando que é uma doença infectocontagiosa, uma doença grave, que já estava erradicada no Brasil há muitos anos e após a pandemia, após a baixa cobertura vacinal da tríplice viral ou dupla viral, tivemos reintrodução dessa doença”.

Situação em Mato Grosso

Neste ano, três casos de sarampo já foram confirmados, todos em Primavera do Leste. Em um deles, uma gestante de 27 anos perdeu o bebê após complicações da infecção.

Em Várzea Grande, uma criança de 9 anos segue em isolamento enquanto a Secretaria de Saúde aguarda o resultado de exames que irão confirmar ou descartar a suspeita de sarampo. O caso é o único ainda em investigação entre os seis notificados recentemente no município. Os outros cinco já foram descartados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Ainda, durante a coletiva, foram repassadas as medidas que estão sendo adotadas pela gestão para proteger a população e prevenir novos casos.
O Ministério da Saúde recomenda que crianças a partir dos seis meses recebam a dose zero da vacina contra o sarampo. Crianças a partir de 1 ano, adolescentes e adultos até 29 anos devem ter duas doses da tríplice viral, enquanto pessoas de 30 a 59 anos precisam de uma dose. Profissionais da saúde devem ter duas doses, independentemente da idade.

Diário da Serra

Notícias da editoria