O evento é gratuito e busca unir solidariedade cultura e voluntariado em uma noite para toda a família
Com o objetivo de promover a proximidade com a comunidade e fortalecer os princípios do cooperativismo, o Sicredi realiza em Tangará a edição 2025 do Dia C – Dia de Cooperar. A programação acontece nesta segunda-feira, 6 de outubro, a partir das 19h, no Módulo Esportivo, e contará com apresentações culturais locais, serviços de saúde e um espetáculo circense vindo do Paraná especialmente para a mobilização. O evento é gratuito e o encontro busca unir solidariedade, cultura e voluntariado em uma noite para toda a família.
O Dia C é uma mobilização nacional que envolve cooperativas de diferentes ramos em ações sociais e culturais, como explica a Gerente de cooperativismo e sustentabilidade, Priscila da Silva Fonseca.
“O Dia de Cooperar é um movimento nacional em que o sistema OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, convida todas as cooperativas a fazerem ações de voluntariado nas suas comunidades, sejam elas de todos os ramos”.
Neste ano, o Sicredi e a Unimed potencializam a programação do evento.
“O que a gente está fazendo é o sétimo princípio do cooperativismo, que é a intercooperação entre Sicredi e Unimed, o objetivo é estimular que as cooperativas façam ação nas comunidades, ação de voluntariado”,
ressalta Priscila.
Na programação, além do espetáculo principal, estão previstas apresentações culturais locais, incluindo a tradicional dança do siriri, que abre a noite logo após o cerimonial. Também haverá distribuição gratuita de pipoca e água, além de atividades para as crianças, como balões e tatuagens. Já a Unimed prepara o Espaço Cuidar, com aferição de pressão, orientações de saúde e informações sobre a campanha Outubro Rosa.
Priscila convida toda a população a participar e reforça que a proposta vai muito além de um espetáculo cultural.
“O objetivo é justamente chamar toda a população e comunidade. É um evento para a família tangaraense, um evento cultural para que a gente leve o cooperativismo para mais lugares, para que se torne mais conhecido”,
concluiu.