O foco principal da Secultur serão os inovadores projetos de Ecoturismo e Etnoturismo: o Menanehaliti e o Kinyohaliti
A Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), prepara-se para um momento crucial na promoção do turismo local: a participação na ABAV EXPO 2025. Considerada uma das maiores e mais importantes feiras do setor na América Latina, o evento ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de outubro.
O foco principal da Secultur serão os inovadores projetos de Ecoturismo e Etnoturismo: o Menanehaliti e o Kinyohaliti. Essas iniciativas representam um turismo sustentável e autêntico, que oferece aos visitantes uma experiência respeitosa e profunda com as belezas naturais do território e, principalmente, com a cultura dos Haliti-Paresi. Este povo tradicional, que habita a região há séculos, é o coração destes projetos, valorizando o etnoturismo como ferramenta de desenvolvimento social e cultural.
O Secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, destaca a importância de apresentar essa singularidade.
“Levar o Menanehaliti e o Kinyohaliti para a ABAV EXPO é mostrar ao Brasil e ao mundo um modelo de turismo que realmente gera impacto positivo. Estamos unindo a beleza incomparável do nosso ecossistema à rica cultura dos Haliti-Paresi, garantindo que o desenvolvimento do turismo seja sustentável e respeitoso. Nosso foco nas Rodadas de Negócios é claro: fechar parcerias que impulsionem o fluxo de visitantes de forma consciente e duradoura”.
A participação de Tangará da Serra será realizada em parceria com o Governo de Mato Grosso, dentro do estande institucional da Secretaria Adjunta de Turismo (SEADTUR).