Diário da Serra

FOCO NAS MULHERES – Município amplia ações do Outubro Rosa com Dia D de atendimentos à população

Rosi Oliveira / Redação DS 07/10/2025 Saúde

Saúde DE TANGARÁ realizará ações pontuais no dia 25 de outubro

Dia D será no Centro de Especialidades

Outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, mas que também atinge homens. Para além das ações educativas realizadas durante todo o ano, na Campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra realiza ações mais pontuais. Para isso, tem investido de forma contínua na expansão de exames, como no caso de mamografias que, antes eram de difícil acesso. Com a aquisição da ‘Aurora’ (mamógrafo) não há mais filas de espera para o exame ou para os resultados.

Durante todo esse mês, além de incentivar a prevenção do câncer de mama, a Secretaria dará foco também no combate ao câncer do colo do útero.

“Lembrando que existe uma equipe enorme, principalmente de mulheres, em todos os centros de saúde, que vão te acolher para você fazer seu exame”,

informa a primeira-dama de Tangará da Serra, Silvana Ló Masson.

As ações acontecem durante todo o mês nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no dia 25 de outubro a secretaria realizará o dia D com diversos atendimentos no Centro de Especialidades, das 8 às 16 horas, aonde serão disponibilizados serviços como mamografia, consultas médicas, coleta de exame preventivo do colo do útero, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, laserterapia, massoterapia, ventosaterapia, auricoloterapia, e ainda, orientação jurídica. Cabe destacar que, no caso do exame de prevenção do colo do útero, as mulheres poderão escolher em qual unidade se sentirão melhor para a coleta, segundo informações da secretária Adjunta de Saúde, Erislane Oliveira.

A secretaria tem buscado proporcionar prevenção e tratamento à população. No caso das mulheres, atualmente a rede oferece após avaliação, a implantação do Diu -  que  é um método contraceptivo reversível e de longa duração. Para proporcionar uma segunda opção, em breve, disponibilizará o Implanom - outro método contraceptivo de longa duração, inserido sob a pele do braço que libera o hormônio etonogestrel por até três anos, impedindo a ovulação e a gravidez.

Diário da Serra

Notícias da editoria