Diário da Serra

Ministério da Saúde começa a emitir Cartão SUS com base no CPF

Rosi Oliveira / Gov.br 07/10/2025 Geral

Com a iniciativa, a previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026

Geral

Assim como com a Carteira Nacional de Identidade (Cin), que agora possui número único nacional, o CPF, a partir deste mês, o cidadão passou a contar com um novo Cartão Nacional de Saúde, que passa a exibir apenas o nome e CPF em substituição ao número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Com a iniciativa, a previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026. Desde julho, 54 milhões de registros sem CPF já foram suspensos. Importante destacar que pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente no Sistema Único de Saúde.

Para tornar a unificação possível, o Ministério da Saúde iniciou o processo de limpeza do CADSUS, base de cadastros de usuários do SUS, em julho de 2025. Desde então, os registros passaram de 340 milhões para 286,8 milhões cadastros ativos. Desse total, 246 milhões já estão vinculados ao CPF e 40,8 milhões permanecem sem CPF, em fase de análise para inativação. Esse processo também alcança cadastros inconsistentes ou duplicados.

“Com essa unificação, pedimos que quem estiver com o cadastro desatualizado, para regularizar e para todo e qualquer procedimento nas unidades, basta levar o CPF”,

ressalta a secretária adjunta de Saúde de Tangará da Serra, Erislane Oliveira.

A decisão de adotar o CPF como identificador único fortalece a cidadania, oferecendo mais segurança e confiabilidade.

Diário da Serra

Notícias da editoria