Diário da Serra

CURTAS

Redação DS 24/10/2025 Curtas

24 de outurbo de 2025

Curtas

Metanol

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso (CIEVS-MT), serviço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol do estado e envolve um paciente de 24 anos, do sexo masculino, residente no município de Várzea Grande.

Intoxicação

O paciente não corre risco de morte, mas apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição. Desde o momento da notificação do caso suspeito, as equipes realizaram o acompanhamento clínico, a investigação epidemiológica e o acionamento dos protocolos de contingência previstos.

Ações de segurança

A Vigilância Sanitária do Estado, Polícia Civil, Procon e órgãos de segurança, conduzem ações de rastreabilidade da bebida potencialmente contaminada, com o objetivo de identificar a origem do produto e impedir sua circulação no mercado. Além do caso confirmado, há um caso suspeito em investigação, registrado pelo município de Água Boa.

Recomendação

Neste momento, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso (CIEVS-MT) recomenda à população: não consumir bebidas alcoólicas de origem duvidosa e ficar atento aos sintomas que podem surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão, como: visão turva ou embaçada, flashes luminosos ou cegueira súbita, tontura, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Em casos graves: rebaixamento de consciência, convulsões e coma.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria