Representantes do Sintep Tangará seguem para Cuiabá e Brasília
Professores da rede pública de Tangará da Serra participam nesta semana importantes movimentos organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). As ações acontecem em Cuiabá e Brasília, com o objetivo de defender os direitos dos servidores e discutir a valorização profissional.
Em Cuiabá, os representantes participaram do 9º Encontro Estadual de Dirigentes das Subsedes do Sintep-MT, no final de semana, que reuniu educadores de todo o estado para formação e debate sobre temas como recomposição salarial e reforma administrativa.
Após o encontro, os tangaraenses permanecem na capital para o manifesto em defesa do funcionalismo público, marcado para está segunda-feira, 27 de outubro, véspera do feriado do Dia do Servidor Público, na Praça Ipiranga, a partir das 13h30. Juntos com outros sindicatos de servidores, lutam contra a política de desvalorização e contra a Reforma Administrativa.
Segundo a professora Francisca Alda, integrante do Sintep de Tangará, a principal cobrança é a reposição salarial, que há anos não acompanha a inflação.
“Existe muita perda salarial e isso afeta diretamente a qualidade de vida dos profissionais da educação”,
destacou.
Ela também alerta para os riscos trazidos pela reforma administrativa, que ameaça a estabilidade e o formato democrático dos concursos públicos.
“Essa reforma pode acabar com o concurso como conhecemos hoje. Isso prejudica quem sonha em ingressar no serviço público e também toda a população que depende dele”,
afirma.
Encerradas as atividades em Cuiabá, os representantes seguem para Brasília, onde participam na quarta-feira, 29, de um manifesto nacional em defesa da educação e do serviço público, no Museu Nacional da República, em Brasília.
A Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa foi convocada pela CUT, em conjunto com outras centrais sindicais, confederações e federações de servidores, e conta com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.