Diário da Serra

MOBILIZAÇÃO EDUCAÇÃO - Professores de Tangará participam de mobilizações em defesa dos direitos do funcionalismo público

Ingridy Silva / Estágio de Jornalismo 27/10/2025 Política

Representantes do Sintep Tangará seguem para Cuiabá e Brasília

Manifesto em defesa do funcionalismo público

Professores da rede pública de Tangará da Serra participam nesta semana importantes movimentos organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). As ações acontecem em Cuiabá e Brasília, com o objetivo de defender os direitos dos servidores e discutir a valorização profissional.

Em Cuiabá, os representantes participaram do 9º Encontro Estadual de Dirigentes das Subsedes do Sintep-MT, no final de semana, que reuniu educadores de todo o estado para formação e debate sobre temas como recomposição salarial e reforma administrativa.

Após o encontro, os tangaraenses permanecem na capital para o manifesto em defesa do funcionalismo público, marcado para está segunda-feira, 27 de outubro, véspera do feriado do Dia do Servidor Público, na Praça Ipiranga, a partir das 13h30. Juntos com outros sindicatos de servidores, lutam contra a política de desvalorização e contra a Reforma Administrativa.

Segundo a professora Francisca Alda, integrante do Sintep de Tangará, a principal cobrança é a reposição salarial, que há anos não acompanha a inflação.

“Existe muita perda salarial e isso afeta diretamente a qualidade de vida dos profissionais da educação”,

destacou.

Ela também alerta para os riscos trazidos pela reforma administrativa, que ameaça a estabilidade e o formato democrático dos concursos públicos.

“Essa reforma pode acabar com o concurso como conhecemos hoje. Isso prejudica quem sonha em ingressar no serviço público e também toda a população que depende dele”,

afirma.

Encerradas as atividades em Cuiabá, os representantes seguem para Brasília, onde participam na quarta-feira, 29, de um manifesto nacional em defesa da educação e do serviço público, no Museu Nacional da República, em Brasília.

A Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa foi convocada pela CUT, em conjunto com outras centrais sindicais, confederações e federações de servidores, e conta com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Diário da Serra

Notícias da editoria