Atualmente, Nelson Junior é professor da rede municipal de ensino de Tangará
A carreira de atleta quase nunca é tão fácil como pode parecer. Alguns saltam nas pistas e saltam na vida. Nelson Junior, de 52 anos, é um desses atletas que não só chegaram aos pódios amadores, mas conseguiu saltar até os pódios das maiores competições mundiais.
Nascido em Barbosa Ferraz, no Paraná, em 1 de janeiro de 1973, Nelson Carlos Ferreira Junior, hoje com 52 anos, não é só um ex-atleta, é um orgulho para o povo brasileiro. Multicampeão e atualmente professor da rede municipal de ensino de Tangará da Serra, Nelson Junior começou sua trajetória no esporte aos 13 anos de idade, no vôlei. Passou também pelo handebol até conhecer o atletismo aos 17 anos.
Competindo nos jogos escolares de seu estado, o então aluno, foi campeão paranaense no salto em distância. Mas a alegria durou pouco. Mesmo vencendo naquele estado, preferiram levar outros atletas para competir em nível nacional. Com isso, o jovem esportista mudou-se para Juara, para que pudesse continuar os treinamentos.
Competindo por Mato Grosso tornou-se campeão estadual e foi para o tão sonhado nível nacional. O ano era 1989, e aquele atleta outrora rejeitado por seu estado, virava campeão brasileiro de atletismo escolar. Sendo referência, Nelson Junior recebeu vários convites para integrar clubes pelo país. Em 1990, ele tomou uma decisão:
“vou ficar em Mato Grosso”.
Na cidade de São José dos Quatro Marcos passou a ser treinado pelo professor Aristides de Andrade Junqueira Neto, o Tide. Com apoio do professor destacou-se campeão sub-18, sub20 e em 1993 conseguiu o índice olímpico. Em 1996, Nelson Júnior participa da sua primeira Olimpíada, em Atlanta, Estados Unidos da América. Quatro anos mais tarde lá estava ele novamente representando o Brasil, em Sidney, Austrália.
“No Brasil, hoje, a minha marca de salto em distância é de 8 metros e 41 centímetros. E é a melhor marca do Brasil de todos os tempos. Então, no Brasil, ninguém saltou mais do que eu”,
destaca Nelson Junior.
Depois de percorrer o mundo ganhando competições como o Campeonato Panamericano, Campeonato Ibero-americano e Mundial de Atletismo, o atleta passou a transmitir sua experiência como técnico. Atuou por alguns anos formando novos atletas pelo país até que em 2017 mudou-se para Tangará da Serra.
Na nova cidade, o técnico Nelson Junior atuou na Secretaria Municipal de Esporte, ensinando sua paixão para as crianças e adolescentes do município. Há três anos se efetivou como professor de Educação Física do Município. Atualmente, trabalha na Escola Municipal Laura Vieira de Souza.
“O professor de educação física é o primeiro incentivador da criança, é o cara que vai descobrir o talento. Eu vejo talento nessas crianças e meus olhos chegam a brilhar, seja no futsal, no vôlei ou no salto”,
destaca o professor.