Diário da Serra

COMUNICAÇÃO DIGITAL - Influenciadores digitais transformam a forma de comunicar e impulsionam comércio em Tangará da Serra

Áquila Barros/Estágio de Jornalismo 03/11/2025 Política

Homenagem na Câmara Municipal celebra o papel de criadores de conteúdo na divulgação da cidade e no fomento do comercio local

Política

Em tempos em que o celular se tornou a principal janela para o mundo, os influenciadores digitais assumiram papel central na comunicação contemporânea. Em Tangará da Serra, esse movimento é cada vez mais visível: criadores de conteúdo locais têm usado as redes sociais para inspirar pessoas, promover o comércio e divulgar o nome da cidade de forma positiva.

Andressa Oliveira, uma das influenciadoras conhecidas da cidade, começou sua trajetória de forma espontânea. “Na verdade foi quase que uma surpresa mesmo, não era algo que estava nos meus planos me tornar uma influenciadora digital. Eu tinha aí uma loja de roupa feminina e na época eu engravidei, comecei a compartilhar bastante sobre a minha rotina. E isso foi chegando a muitas pessoas, muitas mães, muitas dúvidas, e como eu estava grávida de primeira viagem, eu compartilhava muito, tinha muito medo, muito receio, e acabei descobrindo esse mundo novo junto com as minhas seguidoras’’, explica Andressa que, segundo ela, não consegue viver fora da internet e que já faz parte do dia a dia dela.

Andressa foi escolhida para representar seus colegas de profissão em um discurso durante a Moção de Aplausos realizada na Câmara Municipal na última terça-feira, dia 28 de outubro, onde falou com entusiasmo sobre a valorização da profissão. ‘‘Quando eu fiquei sabendo que teria a Moção de Aplausos, eu fiquei extremamente feliz, porque é uma profissão relativamente nova, então eu não esperava realmente esse reconhecimento da nossa profissão. Por isso eu estou aqui hoje, e eu quero agradecer realmente ao Escobar e a todos os vereadores por esse acolhimento, porque eu acho que é muito importante para a nossa profissão’’.

Outra influenciadora que encontrou na internet um novo caminho foi Raíssa Cabianca. Ela começou durante a pandemia, em um período de muitas incertezas. “Eu comecei a ser influenciadora na pandemia. Eu tinha acabado de ganhar a minha filha e ali, como a pandemia aconteceu, as empresas fechando, não tinha oportunidades de emprego. E eu já tenho uma facilidade com comunicação, então eu vi na influência uma oportunidade de profissão. E foi ali também que eu consegui ajudar muitas empresas na área de vendas para começar a movimentar ali pós-pandemia” diz a influencer.

Ela conta que já atua como influenciadora há cinco anos e que, ao longo desse tempo, ela construiu uma trajetória marcada por dedicação, especialmente no apoio a empresas locais. “Então, é sim uma profissão que dá muito trabalho, por mais que as pessoas, às vezes, achem que é algo fácil de ser feito. E é muito gratificante receber essa Moção de Aplausos, porque isso significa que as pessoas começaram a entender e realmente saber o peso que é para nós estarmos à frente da rede social que hoje tem acesso muito amplo. Então, realmente é uma honra, é gratificante e nós esperamos estar aí sempre contribuindo com a nossa cidade”, concluiu Raíssa, que também foi uma das homenageadas.

Enquanto muitas influenciadoras iniciam suas carreiras na vida adulta, Cecília Souza Tavares, de apenas 13 anos, mostra que idade não é obstáculo para empreender e comunicar. “Tudo começou com 6 anos de idade, aquela menininha empreendedora que gosta de empreender, começou vendendo laço, depois foi para papelaria, e hoje estamos aí nesse monte de gravações, e muitas empresas, quero inclusive agradecer as pessoas que acreditam em mim”, diz ela com entusiasmo.

Para ela, gravar é uma alegria que vai além de ser um trabalho por obrigação: “Não é por uma obrigação, não é porque eu preciso, é porque eu gosto dessa profissão. Eu gosto de falar, eu gosto de gravar, então isso é um prazer imenso para mim”. A jovem destaca que consegue equilibrar diversão e responsabilidade. “As pessoas dizem: ‘ah, mas é uma criança’. Sim, eu sou adolescente, mas tenho meus momentos de gravação e também de brincar. Quando gravo, estou me divertindo, porque é algo que eu amo fazer”, finaliza Cecília.

A importância desses comunicadores se estende ao setor empresarial. Eduardo Lima Bertan, proprietário da Edu Bolos, aponta a migração do público para o ambiente online como fator crucial para a contratação. “Digital influencer hoje é o que a TV era antigamente. Hoje muita gente olha o Instagram e não olha mais TV. Ainda tem o público que olha a TV, mas em média a maioria do pessoal tem um celular na mão. E o digital consegue estar entregando esse conteúdo para esse tipo de pessoa’’, explica o comerciante.

Segundo ele, sua empresa prioriza a qualidade da comunicação e os resultados que os influenciadores geram nas plataformas digitais. “O que eu espero do digital influencer é que ele consiga entregar o nosso produto ou serviço da forma que a gente não consegue entregar da forma que as redes sociais exigem. Que é para poder performar melhor e fazer o nosso cliente ter o desejo de consumir o nosso produto”.

A Câmara Municipal, através do Vereador Escobar, autor da Moção de Aplausos concedida aos influenciadores de Tangará da Serra, destacou a importância social e econômica do trabalho desenvolvido por eles. “Eu concedi essa honraria do município para os influenciadores porque eu entendo que a comunicação mudou, ela já não é mais como antigamente. Hoje a comunicação está nesse equipamento que você está me gravando, o celular, você está me vendo no celular. E esses influenciadores, eles desenvolvem um importante trabalho aqui na nossa cidade. Por quê? Porque eles ajudam a fomentar a economia, eles pegam empresa, divulgam empresa, divulgam melhores preços. Então, eles também geram emprego, muitos deles dependem desse trabalho”, ressaltou Escobar.

O parlamentar também reforçou que se trata de uma categoria profissional que precisa ser valorizada e que muitos conquistaram até a casa própria através desse serviço. “Nós temos exemplo aqui de jovens influenciadores que compraram casa, contam as suas histórias, e existe ali um mercado, uma categoria que não foi valorizada ainda, enquanto a gente não pôde fazer essa moção. E para mim, eu fiquei muito feliz, porque eu sei que é um mercado novo, é uma categoria de profissão nova e tem mudado os rumos da nossa cidade, e o pessoal merece, porque eles trabalham e trabalham muito”, finaliza o vereador.

Diário da Serra

Notícias da editoria