Diário da Serra

Cozinha Ancestral propõe redescobrir o prazer de comer bem e com consciência

Diones Krinski / Estágio de Jornalismo 05/11/2025 Geral

Mais do que ensinar receitas, o minicurso convida à reflexão sobre o ato de se alimentar como um gesto político e afetivo

Geral

De 5 a 7 de novembro, o aroma das ervas, frutas e raízes tomará conta do Ponto de Cultura Flor do Mato, em Tangará da Serra. O espaço será o cenário do minicurso Cozinha Ancestral: aprendendo a fazer escolhas saudáveis sem abrir mão do prazer!, uma das atividades da Semana de Extensão da Biologia (SEMEBIO 2025), promovida pela Unemat.

Ministrado pela culinarista e agroecologista Rita de Cássia Oliveira Vicente, o minicurso propõe uma vivência sensorial e educativa sobre alimentação consciente, resgatando saberes tradicionais e valorizando ingredientes naturais e sustentáveis.

“Há nove anos vivi uma experiência profunda de cura através da mudança de paradigma alimentar. Desde então, compartilho esse estilo de vida em oficinas baseadas em plantas”,

conta Rita.

Durante os três dias de atividades, os participantes aprenderão sobre nutrição, sabor e ancestralidade, passando da teoria à prática em experiências coletivas de preparo de alimentos. A programação inclui visita à Feira Municipal do Produtor, preparo de sucos verdes, leites vegetais, pudins de chia e pratos autorais como tortinha de biomassa de banana-da-terra e requeijão de castanha de caju.

Mais do que ensinar receitas, o minicurso convida à reflexão sobre o ato de se alimentar como um gesto político e afetivo.

“A proposta é desconstruir a ideia de que comer de forma saudável é abrir mão do prazer”,

destaca Rita.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site meuevento.unemat.br/semebio2025. Quem não conseguir se inscrever pelo site, pode comparecer no dia do evento, pois a inscrição também será feita durante a atividade. 



Diário da Serra

Notícias da editoria