Atualmente, cerca de 70% dos alunos da Apae utilizam o transporte da escola
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra, mantenedora da Escola Especial Raio de Sol, recebeu oficialmente na manhã da última sexta-feira, 6, um ônibus adaptado destinado ao atendimento e transporte dos alunos da unidade educacional.
Segundo o presidente da Apae, Thiago Augusto Oliveira, a aquisição do veículo representa um importante avanço na promoção da inclusão, acessibilidade e garantia de direitos às pessoas com deficiência atendidas pela instituição, fortalecendo o compromisso com a dignidade e a melhoria da qualidade de vida dos usuários e de suas famílias.
“Muita alegria, 20 anos depois, conseguimos um veículo novo para Apae”,
comemorou, ao destacar que o veículo veio através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, que contempla ainda outras melhorias para a entidade, como a reforma do telhado da equoterapia.
Emocionado, o presidente relembrou a chegada de um antigo veículo que marcou a história da instituição no município.
“Eu me lembro muito bem quando chegou o ônibus do Japão, uma alegria que foi para a cidade um veículo novo para uma instituição tão especial igual essa. E agora, logo no meu mandato, fazer a entrega de um ônibus tão especial, com 38 lugares, mais quatro lugares adaptados para cadeirantes, um ônibus 100% adaptado para as necessidades especiais”.
O presidente ressaltou ainda que a conquista é resultado do esforço coletivo das gestões anteriores da entidade.
“Então, para mim, é um fruto de um trabalho, de um empenho nosso, da diretoria, da diretoria anterior também, que eu não posso deixar de agradecer, que não mediu esforço para estar conseguindo esse veículo para nós”,
agradeceu.
Para a diretora da Escola Especial Raio de Sol, Inês Fátima Tramontina, a chegada do novo ônibus representa a concretização de uma antiga luta da comunidade escolar.
“Para nós é uma grande vitória. São 34 anos que estou aqui dentro e é uma luta, o quanto de dificuldades que a passamos. Então, hoje, estamos recebendo esse transporte novo, para poder carregar essas crianças com dignidade e segurança, principalmente. É um momento histórico e com certeza vai ficar marcado na vida dos profissionais e alunos”.
Atualmente, segundo o presidente da Apae, a maior parte dos estudantes depende do transporte escolar oferecido pela instituição.
“Hoje, nós temos em torno de 70% dos alunos da Apae que utilizam o transporte da escola, então, temos dois veículos que já estão com uma idade um pouco avançada, substituímos um e até o final do ano, se Deus quiser, substituímos o outro”.