Diário da Serra
Diário da Serra

SINAL DE ALERTA – Alta nos casos de meningite no Estado reforça importância da vacinação

Redação DS 28/04/2026 Saúde

Município mantém o controle da situação e não apresenta cenário de risco

Saúde

Mato Grosso acendeu o sinal de alerta para os casos de meningite. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), o estado contabiliza mais de 10 casos da doença em investigação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Até a semana epidemiológica 14 de 2026, período compreendido entre os dias 29 de março e 4 de abril, foram confirmados 24 casos de meningite em todo o estado.

No mesmo intervalo, quatro mortes provocadas pela doença foram registradas nos municípios de Cuiabá, Juscimeira e Sinop. Além disso, um novo caso suspeito de óbito foi registrado neste fim de semana e ainda aguarda confirmação oficial.

Em Sinop, uma adolescente de 13 anos morreu no último sábado, dia 25, com suspeita de meningite bacteriana. Izabella Vitória de Oliveira Pinto estava internada há mais de nove dias e chegou a ser entubada, mas não resistiu. Ela era tia de Cecília Emanueli de Melo, de cinco anos, que também morreu em decorrência da infecção no último dia 17.

Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal,  e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.

As meningites virais e bacterianas são consideradas as de maior relevância para a saúde pública devido à frequência dos casos e ao potencial de causar surtos. No Brasil, a doença é considerada endêmica, ou seja, casos são registrados ao longo de todo o ano, com possibilidade de surtos e epidemias ocasionais.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, os casos de meningite bacteriana costumam ser mais frequentes no outono e inverno, enquanto os registros de meningite viral aumentam durante a primavera e o verão.

Por ser uma doença grave e contagiosa, a meningite pode causar sequelas e até levar à morte. A vacinação segue sendo a forma mais eficaz de prevenção.

Em Tangará da Serra, a Vigilância Epidemiológica reforça que o município mantém o controle da situação e não apresenta cenário de risco.

“Em relação às meningites, nós temos disponibilizados pelo SUS as vacinas Meningite C e a Meningite ACWY, que são para as crianças menores de um ano e para os adolescentes de 11 a 14 anos”,

explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero.

“Em relação à Meningite B, ainda não temos disponível no SUS, apenas na rede privada”,

completa.

A Vigilância Epidemiológica reforça que manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para prevenir as formas mais graves da doença, especialmente a meningite bacteriana.

Diário da Serra

Notícias da editoria