A competição movimentou o município e atraiu mais de 2.500 espectadores
Tangará da Serra viveu um grande espetáculo esportivo no último final de semana ao sediar o Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô – Norte e Centro-Oeste 2026, Troféu Sensei Manao Ninomiya. O evento reuniu mais de 400 atletas de cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal e Goiás, além de representantes de mais de 20 cidades.
A competição movimentou o município e atraiu mais de 2.500 espectadores entre pais, amigos, torcedores e amantes do esporte. Além do alto nível técnico apresentado nas lutas, o campeonato também destacou a capacidade de Tangará da Serra em receber grandes competições esportivas.
Para o professor Sensei Sandro Soares de Araújo, treinador da equipe da Escola de Tempo Integral Vocacionada ao Esporte Ramon Sanches Marques, idealizador e coordenador do Campeonato Brasileiro Regional de Judô, a competição fortaleceu a modalidade no município e na formação dos jovens atletas.
“Receber uma competição desse porte reforça a importância de prestigiar e apoiar eventos esportivos em Tangará da Serra, que além de revelar talentos, movimentam a economia local e inspiram crianças e jovens”,
afirma.
De Tangará da Serra participaram 45 judocas, representando a Escola Ramon Sanches Marques e o dojô Sett Assessoria.
“O evento foi marcado por momentos de disciplina, respeito e superação, princípios que fazem do judô mais do que um esporte, mas uma verdadeira filosofia de vida”,
garante o responsável, ao agradecer o empenho de todos os envolvidos.
Os atletas de Tangará da Serra, da Escola de Tempo Integral Vocacionada ao Esporte Ramon Sanches Marques e o dojô Sett Assessoria, tiveram grande destaque no Campeonato Brasileiro Regional de Judô, competição que também valeu vaga para o Campeonato Brasileiro de Judô, que acontecerá no segundo semestre em Maceió, Alagoas.
Ao todo, os atletas de Tangará da Serra conquistaram 30 medalhas: oito de ouro, 10 de prata e 12 de bronze, confirmando o excelente desempenho da delegação no campeonato.
Um dos grandes destaques foi a atleta Sophia Ayako, campeã brasileira regional na categoria Sub-15 até 73 quilos, garantindo para a Escola Ramon Sanches Marques o troféu de campeã feminina.
Nas medalhas de bronze, Tangará contou com conquistas de Kauan, Luiz, Maria Eduarda Arruda, Rafany, Aghata Izabeli, Aghata Samilly, Maria Eduarda, Graziela, Yasmim Vitória e Enzo Gabriel, em categorias Sub-13, Sub-15, Sub-18 e Aspirante.
Os vice-campeões da competição, conquistando medalhas de prata, foram Kauan, Alister, Ariadne, Cristian, Geovana, Sofia Oliveira, Aghata Maria, Guilherme, João Daniel e Aline.
Já as medalhas de ouro ficaram com Maria Clara Rolins, Salomão, Eduardo (campeão no Aspirante e terceiro colocado no Sub-18), Rafaela, Maria Clara Feitosa e Julio Cesar.
Outro destaque foi a atleta Ana Vitória, considerada revelação da competição. Com apenas três meses de treinamento no judô, ela conquistou o título da categoria Sub-13 Ligeiro.