Programação alia treinamento técnico, conscientização no trânsito e aproximação da comunidade
O 6º Comando Regional de Bombeiros Militar, por meio da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Tangará da Serra, está sediando o 4º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e o 1º Desafio Estadual de Atendimento a Trauma do CBMMT. O evento começou nesta quarta-feira, dia 13, no Módulo Esportivo, e segue até sexta-feira, integrando as ações do Maio Amarelo.
A iniciativa reúne equipes especializadas de resgate e atendimento pré-hospitalar em uma programação que alia treinamento técnico, conscientização no trânsito e aproximação da comunidade com os órgãos de emergência.
O comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros em Tangará da Serra, tenente-coronel BM Rogério Quinteiro Barcellos, destacou que o principal objetivo do evento é promover a conscientização para um trânsito mais seguro.
“Um dos objetivos do evento é realmente fazer a conscientização do trânsito, uma vez que nesse mês existe a conscientização do Maio Amarelo”,
destaca, ao afirmar ainda que o desafio também representa uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional para os bombeiros militares participantes.
“São 16 equipes ao todo, em que nós nos voltamos ao aprimoramento, aperfeiçoamento técnico e profissional, com vistas no melhoramento técnico, para que possamos buscar a excelência no atendimento, voltado a atender a população”.
As simulações reproduzem situações extremas de acidentes e salvamentos, exigindo rapidez, técnica e precisão das equipes.
“São atendimentos simulados, atividades simuladas, daquilo que mais se aproxima da realidade. São desafios verdadeiramente completos, simulações extremas, de complexidade, para que realmente o competidor tenha um alto nível de desafio”,
ressaltou o comandante.
O desempenho das equipes de Tangará da Serra nos últimos anos também é motivo de orgulho para a corporação. Em 2025, o 6º Comando Regional conquistou o primeiro lugar no desafio estadual, garantindo participação em competições nacionais e internacionais.
Além das competições, o público poderá acompanhar palestras, minicursos, painéis temáticos, exposições institucionais e diversas atividades gratuitas.