Diário da Serra

CINEMA E DIREITOS HUMANOS – Unemat e Pontão de Cultura Flor do Mato colocam Tangará no circuito nacional da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Diones Krinski / Estágio de Jornalismo 16/05/2026 Cultura

A edição de 2026 levará cinema, debate e reflexão para diferentes públicos e territórios

Tangará da Serra receberá exibições gratuitas

Tangará da Serra passará a integrar oficialmente o circuito nacional da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, após a seleção da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, e do Pontão de Cultura Flor do Mato como pontos exibidores da iniciativa promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). A programação nacional será realizada entre os dias 25 de maio e 30 de junho, com sessões gratuitas em todo o país.

Esta será a primeira vez, desde a criação da Mostra em 2006, que Tangará da Serra receberá oficialmente exibições do projeto, representando um marco para o cenário cultural e educativo do município.

Criada como política pública federal, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos utiliza o audiovisual como instrumento de educação, inclusão e transformação social. 

Nesta edição, o tema central será “Direitos humanos e emergência climática: rumo a um futuro sustentável”, trazendo destaque para produções de cineastas indígenas, quilombolas e ribeirinhos, fortalecendo discussões sobre justiça ambiental e territórios tradicionais.

Além das exibições, que as datas e locais ainda serão divulgados nos próximos dias, a proposta busca ampliar o diálogo entre cultura, educação e sociedade, promovendo atividades de reflexão em diferentes espaços e públicos.

Instituições interessadas em receber sessões da mostra em Tangará da Serra podem entrar em contato com o coordenador local, Prof. Dr. Diones Krinski, pelo WhatsApp (65) 99673-1408.

Diário da Serra

Notícias da editoria