Próximo final de semana será marcado pelos jogos de futsal masculino
A força do esporte, a alegria da juventude e a fé caminhando lado a lado marcaram a abertura do 3º Campeonato Esportivo Católico de Tangará da Serra. Durante o último final de semana, sábado e domingo, 16 e 17, a Quadra Poliesportiva do Jardim Rio Preto, (antigo Projeto Formando Cidadão), recebeu as disputas da modalidade de vôlei misto, reunindo atletas, famílias, comunidades e momentos de espiritualidade em uma programação que vai muito além das partidas em quadra.
Segundo o coordenador geral do campeonato, Paulo Ricardo França da Silva, a proposta nasceu de uma ideia simples, mas com uma missão profunda: evangelizar por meio do esporte.
“A gente jogava vôlei no Seminário dos Capuchinhos e pensamos: por que não fazer um campeonato pensando em evangelizar? Entre os jogos temos momentos de espiritualidade para que as pessoas possam refletir. O esporte aproxima o jovem da igreja, aproxima da fé e mostra a importância da união”,
explicou.
A iniciativa vem crescendo ano após ano. Se na primeira edição participaram apenas seis equipes de vôlei, neste terceiro campeonato o número saltou para 14 times. A modalidade também reforçou o caráter inclusivo da competição, exigindo a presença mínima de duas mulheres em quadra e permitindo a participação de convidados não católicos.
Além do esporte, a solidariedade ocupa lugar central no evento. As inscrições das equipes foram vinculadas à doação de cestas básicas, que serão destinadas à Pastoral da Família, responsável pelo atendimento de cerca de 400 famílias em situação de vulnerabilidade.
O jogador Lucas Gomes Daeuble, da equipe Wakanda Voleibol, destacou a importância social da competição.
“É muito importante a participação dos jovens porque reúne pessoas, gera interação e animação. Além disso, nossa participação ajuda instituições por meio das cestas básicas. O esporte incentiva coisas boas”,
afirmou.
Após dois dias intensos de disputas, os campeões da modalidade foram definidos: Invictus Vôlei ficou com o primeiro lugar, Wakanda Voleibol conquistou a segunda colocação e Fireball garantiu o terceiro lugar.
Mas o campeonato está apenas começando. Nos próximos dias 23 e 24 de maio, a bola volta a rolar com os jogos de futsal masculino. A organização convida toda a população para prestigiar as partidas e participar deste encontro onde fé, amizade e esporte jogam no mesmo time.