Diário da Serra

Fortalecimento de relações – Com 4ª edição do Pint of Science Unemat sai das salas e vai dialogar com a sociedade

Rosi Oliveira / Redação DS 18/05/2026 Educação

O festival internacional aproxima pesquisadores da sociedade por meio de uma linguagem clara

Inicia nesta segunda-feira no Santa Bar

Com o objetivo de se aproximar mais da comunidade, a Universidade do Mato Grosso (Unemat) dá início nesta segunda-feira, 18, a mais uma edição do Pint of Science.

O evento chega a sua 4ª edição e segue até o dia 20, quarta-feira. O festival internacional de divulgação aproxima pesquisadores da sociedade por meio de uma linguagem clara e corriqueira.

“Buscaremos utilizar uma linguagem objetiva, sem termos técnicos. A comunicação será clara e para todos os públicos”,

garantem os organizadores.

O Pint of Science tem por objetivo, sair das salas de aula da universidade e ir ao encontro de pessoas que estejam em ambientes menos formais, como bares ou praças, sendo assim, o primeiro dia do evento, nesta segunda-feira, acontece no Santa Bar e Conveniência, onde ocorrerá uma palestra com o tema: O fim do descarte mágico – o lixo que você não vê!.

Já no segundo dia, terça-feira, 19, o encontro será UniBar, e no terceiro é último dia, 20, no Boteco no Bodega. Entre os diversos assuntos abordados, haverá palestras sobre a Cultura Indígena, o trabalho da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Copertan) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).

“Preparamos as palestras já pensando em assuntos que possam enriquecer exponencialmente o conhecimento de todos que participarem conosco”.

Além de promover o acesso ao conhecimento, o Pint of Science também se destaca como uma ação extensionista, envolvendo estudantes em atividades de organização, mediação e comunicação.

Cabe destacar que no Brasil, a iniciativa vem se consolidando como uma importante ação de popularização da ciência, chegando a 145 cidades no ano passado. Em Tangará da Serra, o evento já possui histórico de participação expressiva, com média de público de cerca de 450 pessoas nas edições anteriores.

“Queremos convidar a população a estar conosco nesses dias, pois preparamos com muito carinho o evento que contará inclusive, com sorteio de brindes”.

Os encontros iniciam sempre às 19h.



Diário da Serra

Notícias da editoria