Diário da Serra
Diário da Serra

DE TANGARÁ DA SERRA – M!ka leva talento mato-grossense ao trio elétrico de São Paulo

Diones Krinski / Especial DS 11/06/2026 Cultura

O evento é reconhecido como a maior manifestação LGBTQIA+ do mundo

Drag queen tangaraense durante apresentação

A drag queen tangaraense M!ka viveu um dos momentos mais marcantes de sua trajetória artística ao se apresentar em um dos trios elétricos da 30ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, realizada no último dia 7 de junho, na Avenida Paulista. O evento é reconhecido como a maior manifestação LGBTQIA+ do mundo e reuniu milhares de pessoas em defesa da diversidade, da cidadania e dos direitos humanos.

A participação da artista representa mais um importante capítulo de uma trajetória que já havia ganhado destaque em Mato Grosso, quando M!ka conquistou o título de Miss Simpatia no Concurso Drag da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso, tornando-se uma das representantes mais carismáticas da cena drag estadual.

Há cerca de dois meses morando em São Paulo, M!ka relata que encontrou oportunidades profissionais que dificilmente surgiam no Mato Grosso.

“Em um mês e meio tive mais oportunidades de trabalho do que em vários meses no estado. É triste porque existem muitas artistas incríveis no Mato Grosso que não têm espaço para mostrar seu talento”,

afirma.

O convite para participar da Parada paulista surgiu por intermédio da produtora e ativista Nelly Winter. Além da apresentação no trio, a artista também participou da RuPaul’s DragCon, considerada a maior convenção de cultura drag do mundo. A apresentação teve ainda um significado especial: marcou a celebração de um ano do lançamento da música autoral “Furiosa”.

A conquista de M!ka também chama atenção para uma realidade vivida pela comunidade LGBTQIA+ em Tangará da Serra. Apesar do crescimento da diversidade cultural no município, a cidade ainda não possui espaços permanentes voltados ao público LGBTQIA+, como centros culturais, casas de espetáculo ou estabelecimentos voltados especificamente para esse segmento.

A trajetória da artista demonstra que talentos existem e estão presentes no interior de Mato Grosso. Muitas vezes, porém, permanecem invisíveis pela falta de oportunidades, incentivo e espaços de expressão. Ao subir em um dos trios da maior Parada LGBTQIA+ do planeta, M!ka não levou apenas sua arte, mas também a representação de uma comunidade que continua construindo visibilidade, pertencimento e orgulho em Tangará da Serra.



Diário da Serra

Notícias da editoria