Diário da Serra
Diário da Serra

Demanda apresentada pela entidade contribui para criação de política de incentivo ao comércio em centros históricos

Assessoria de Imprensa FCDL / MT 16/07/2026 Geral

Nova legislação cria mecanismos para incentivar a instalação de novos empreendimentos, fortalecer as empresas já estabelecidas e promover a recuperação econômica e urbana dos centros históricos de Cuiabá e de outros municípios mato-grossenses

Geral

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT) participou de mais uma importante conquista para o fortalecimento do comércio mato-grossense. Uma demanda apresentada pela entidade ao governador Otaviano Pivetta e ao deputado estadual Diego Guimarães resultou no avanço de uma política pública voltada à revitalização dos centros históricos do Estado.

Na última terça-feira, 14, no Palácio Paiaguás, foi realizada a apresentação da Lei Complementar nº 849, que institui a Política Estadual Tributária de Incentivo à Revitalização do Comércio dos Centros Históricos de Mato Grosso.

De autoria do deputado Diego Guimarães, a nova legislação cria mecanismos para incentivar a instalação de novos empreendimentos, fortalecer as empresas já estabelecidas e promover a recuperação econômica e urbana dos centros históricos de Cuiabá e de outros municípios mato-grossenses.

A proposta atende a uma reivindicação defendida pela FCDL-MT, que vem trabalhando junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa para a construção de medidas que estimulem o desenvolvimento do comércio e valorizem áreas tradicionais das cidades.

Para o presidente da FCDL-MT, David Pintor, a iniciativa representa um importante avanço para o setor lojista e para a economia de Mato Grosso.

“A revitalização dos centros históricos passa, necessariamente, pelo fortalecimento do comércio. Essa lei cria um ambiente mais favorável para investimentos, geração de empregos e valorização dessas regiões que fazem parte da história dos nossos municípios. A FCDL-MT agradece ao governador Otaviano Pivetta e ao deputado Diego Guimarães por atenderem essa demanda apresentada pela nossa Federação em benefício dos comerciantes e de toda a população”.

Diário da Serra

Notícias da editoria