Diário da Serra
Diário da Serra

COMPARAÇÃO ENTRE 2025 E 2026 - Em 7 meses, número de homicídios dolosos cai 13% em Mato Grosso

Fabiana Mendes / Sesp 06/08/2026 Polícia

Foram 393 vítimas de homicídio doloso em 2025, enquanto, em 2026, o Estado contabilizou 343 ocorrências

Polícia

O número de homicídios dolosos caiu 13% em Mato Grosso nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados do Observatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) contabilizam os registros realizados entre 1º de janeiro e 2 de agosto de 2026.

Conforme o levantamento, foram registradas 393 vítimas de homicídio doloso no mesmo período de 2025, enquanto, em 2026, o Estado contabilizou 343 ocorrências.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, avaliou que a redução é resultado do trabalho permanente das forças de segurança.

“São ações de Governo, que reúnem o emprego do policiamento orientado pela inteligência, o combate e a asfixia financeira às facções criminosas e a atuação integrada das forças de segurança nos 142 municípios”,

pontuou.

Se considerada a divisão por Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Mato Grosso, as maiores reduções nos registros de homicídios dolosos foram observadas nas Risps de Vila Rica (-53%), Várzea Grande (-49%) e Primavera do Leste (-42%).

Em relação ao local do fato, o maior número de homicídios foi registrado em residências particulares (110), seguido por vias públicas (101), propriedades rurais (47), bares e boates (14) e presídios (1). Outros 70 casos foram classificados na categoria

“outros/diversos”.

Das 343 vítimas de homicídio doloso registradas em 2026, 313 eram do sexo masculino, 27 do sexo feminino e três não tiveram o sexo informado.
 

 

Diário da Serra

Notícias da editoria