Diário da Serra
Diário da Serra

RECUPERAÇÃO – Projeto ‘Cultivando Água Boa Tangará’ segue com ações de revitalização do Queima Pé e Ararão

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 09/09/2024 Geral

As atividades serão realizadas nos próximos dias 17 e 20 de setembro

Geral

Dando sequência aos trabalhos do Projeto ‘Cultivando Água Boa Tangará’, de revitalização de Bacias do Queima Pé e Ararão, o Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (Ipac) e parceiros promoverão uma grande ação alusiva ao Dia da Árvore.

As atividades, que contam com o apoio do Centro de Pesquisa do Pantanal, Rotary Club Tangará da Serra Cidade Alta, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba, poder público municipal (Prefeitura e Câmara), Ministério Público, além da iniciativa privada, serão realizadas nos próximos dias 17 e 20 de setembro.

A primeira atividade será desenvolvida com alunos do Progresso, na área da nascente principal do rio Ararão, naquele distrito.

“Serão desenvolvidas várias ações e trabalhos de recuperação daquela nascente”,

adianta o Engenheiro Agrônomo e consultor ambiental, Décio Eloi Siebert.

Já no dia 20 a atividade acontecerá na Nascente 059, afluente do Rio Queima Pé, localizada na Estrada da Boa Vista, com a participação dos alunos das Escolas Décio Burali e Especial Raio de Sol. Na oportunidade serão realizadas apresentações sobre o Dia da Árvore, atividades de interação, plantio de mudas e de sementes.

“São eventos que estão sendo realizados através desse projeto Cultivando Água Boa Tangará que vem sendo desenvolvido e tem por objetivo preservar os corpos hídricos dessas bacias, especialmente do Queima Pé e Ararão”,

reforça o consultor ambiental. Este projeto está atuando nas bacias do Queima Pé e Ararão, que são os dois principais corpos hídricos para a cidade de Tangará da Serra: o Rio Queima Pé para o abastecimento público e o Rio Ararão para a diluição do esgoto tratado.

Neste ano, em março, o Ipac e parceiros realizaram o lançamento do Projeto ‘Cultivando Água Boa Tangará’ de revitalização de Bacias do Queima Pé e Ararão. O ato aconteceu na nascente 060, afluente do Rio Queima Pé, localizada na Estrada da Boa Vista.

Essa mesma localidade foi acometida, recentemente, por um grande incêndio, destruindo toda a vegetação nativa da cabeceira.



Diário da Serra

Notícias da editoria