Diário da Serra
Diário da Serra

Curtas

Redação DS 12/09/2024 Curtas

CURTAS – 12 DE SETEMBRO DE 2024

CURTAS – 12 DE SETEMBRO DE 2024

Calor extremo

O Estado de Mato Grosso enfrenta uma onda de calor extrema, somada ao tempo seco, fumaça e um período de estiagem que já ultrapassa 100 dias. O combo é nocivo à saúde da população, e neste momento é essencial adotar medidas preventivas para garantir a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Cuidados

Para minimizar o impacto, as autoridades alertam para cuidados necessários à saúde, como a ingestão de líquidos, alimentação saudável e a hidratação e proteção da pele como ações primordiais. Além disso, é recomendado fazer atividades físicas nos primeiros horários da manhã ou depois das 17h, quando o clima está mais ameno.

Tangará

Em Tangará da Serra, nesta semana, as temperaturas ficaram sempre acima dos 40°C e tendem a aumentar até sábado, conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto isso, a umidade relativa do ar segue caindo, ficando abaixo do que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde.

Emergência

Incêndios florestais, estiagem e seca severa levaram o governo federal a reconhecer situação de emergência em 58 municípios de Mato Grosso. Os decretos têm vigência até 26 de fevereiro de 2025. Da região aparecem os municípios de Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Denise, Nortelândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e Tangará da Serra.

Diário da Serra

Notícias da editoria