CURTAS – 17 DE SETEMBRO DE 2024
As Eleições Municipais de 2024 marcarão a estreia das federações partidárias em um pleito municipal. Em Mato Grosso, há participação das três federações nas disputas, com o total de 1.431 candidatos e candidatas, sendo a Brasil da Esperança - FE Brasil, com 637 candidaturas; PSDB Cidadania, com 699; e PSOL Rede, com 95.
A federação partidária é a reunião de dois ou mais partidos políticos que já têm registro no TSE, com afinidade programática, para atuar como se fosse uma única agremiação. Essa forma de organização das legendas tem abrangência nacional e foi instituída pela reforma eleitoral de 2021, conforme a Lei nº 14.208/2021.
Na distribuição de cargos em Mato Grosso, 38 candidaturas são ao cargo de prefeito(a), sendo 23 pela FE Brasil, 14 pela Federação PSDB Cidadania e 1 pela Federação PSOL Rede. Já ao cargo de vereador(a), disputam pelas federações 1.349 pessoas no estado, sendo 591 pela FE Brasil, 665 pela PSDB Cidadania e 93 pela PSOL Rede.
Atualmente, o Brasil conta com três federações partidárias, que abrangem sete partidos: Federação Brasil da Esperança (FE Brasil): Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV); Federação PSDB Cidadania: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania (Cidadania); Federação PSOL Rede: Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (Rede).