A oferta de aulas de mandarim é parte do acordo de cooperação
A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (Suse), na China, chegou na Unemat. A vinda de Dan Xu é parte das atividades previstas no acordo de cooperação entre as universidades, firmado em outubro de 2023.
Formada em Letras Mandarim/Língua Portuguesa do Brasil, Dan Xu é professora voluntária pela China, para ministrar aulas em outros países. Devido sua formação, Dan Xu escolheu o Brasil com o propósito de praticar o português. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, ela dará aulas de Mandarim na Unemat. Serão disponibilizadas duas turmas, com 25 vagas cada. No formato projeto de extensão, as aulas são destinadas a comunidade acadêmica da Unemat e ao público em geral.
De acordo com o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral, o curso de mandarim para iniciantes terá duração de 40 horas e servirá como um projeto-piloto para identificar a aceitação e o interesse pelo estudo do idioma.
“O edital de oferta do curso de mandarim deve ser publicado até o dia 20 de setembro. O curso é gratuito e as turmas serão montadas por faixa etária”,
explicou Amaral.
Além do curso de mandarim, Dan Xu ministrará, também no último trimestre de 2024, palestras de curta duração sobre a cultura chinesa, abordando aspectos como educação, cultura e escrita. O acordo entre a Unemat e a Suse prevê intercâmbio de alunos e professores de ambas as universidades, além da possibilidade de implantação de uma unidade do Instituto Confúcio em Mato Grosso.
No semestre seguinte, 2025/1, Dan Xu inicia curso de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unemat, juntamente com outras duas alunas chinesas que optaram pelos programas de pós-graduação em Educação e Linguística.