Diário da Serra
Diário da Serra

Curtas

Redação DS 24/09/2024 Curtas

CURTAS – 24 DE SETEMBRO DE 2024

CURTAS – 24 DE SETEMBRO DE 2024

Rio Paraguai

Com 35 centímetros de profundidade, o Rio Paraguai, no trecho de Cáceres, bateu um recorde histórico no último sábado, 21, e atingiu o nível mais baixo de água dos últimos dois anos. De acordo com o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, o nível esperado para esta época do ano é de 1,54 metro, ou seja, o rio está 1,19 metro abaixo do nível adequado.

Seca

Conforme um levantamento da Marinha do Brasil, a última vez que o nível do rio esteve tão baixo foi em 2021, quando a profundidade do rio chegou a 26 centímetros, sendo que o normal seria de 1,30 metro, na época. Imagens registradas no local mostram bancos de areia e pedras no leito do rio, devido ao baixo nível de água.

Perigo

Segundo agentes fluviais da Marinha do Brasil, a presença de bancos de areia no curso do rio representa um perigo iminente para os navegantes, uma vez que essas formações dificultam a navegação, especialmente para embarcações de grande porte, que necessitam de um maior volume de água para evitar o encalhe.

Restituição IR

A Receita Federal liberou a consulta ao último dos cinco lotes de restituição de 2024, com a inclusão de cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$1,03 bilhão. Cerca de 40% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

Diário da Serra

Notícias da editoria